ANTONIO CARLOS DE SEIXAS TELES

Nome Completo: ANTONIO CARLOS DE SEIXAS TELES

Teles, Antonio de Seixas

TELES, Antônio de Seixas

* magistrado; min. STM 1981-1998.

Antônio Carlos de Seixas Teles nasceu no Recife (PE), no dia 14 de fevereiro de 1932, filho de Antônio Teles Neto e de Clarice de Seixas Teles.

Ingressou no judiciário como escrevente juramentado num cartório do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, bacharelando-se em direito pela antiga Universidade do Rio de Janeiro, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Aprovado em concursos públicos para promotor de justiça no estado de Minas Gerais, juiz de direito substituto na Guanabara e auditor da Justiça Militar (1961) optou pela designação ao cargo na Auditoria da 7ª Região Militar, no Recife, tomando posse em 19 de dezembro de 1968.

Nomeado ministro do Superior Tribunal Militar pelo decreto de 13 de abril de 1981, assumiu a cadeira em 12 de maio. Eleito vice-presidente para complementar os biênios 1985/1987 e 1994/1995, em novembro de 1996 representou o STM perante a comissão do Legislativo responsável pelo exame da emenda constitucional que previa modificações na estrutura do Judiciário.

Empossado na presidência em 14 de dezembro de 1996, substituiu o almirante de esquadra Luís Leal Ferreira, tendo participado das comissões de revisão da Organização Judiciária Militar, do Regimento Interno do STM e das normas referentes aos concursos públicos para juiz-auditor substituto e advogado-de-ofício. Presidiu a Comissão de Direito Penal Militar e Direito de Guerra, e as comissões encarregadas de propor modificações ao Código Penal Militar e ao Código de Processo Penal Militar, além de várias outras que organizaram concursos, reajustes de salários e informatização dos serviços.

Em março de 1997 passou o cargo a Antônio Joaquim Soares Moreira. Um ano depois aposentou-se.

Autor de monografias e artigos para revistas especializadas, pronunciou várias conferências sobre direito penal militar e justiça militar.

Casado com Zilá Maria de Barros Teles, teve três filhos.

Fontes: CURRIC. BIOG.