ANTONIO CORREIA DA COSTA NETO

COSTA, CORREIA DA

COSTA, Correia da

*dep. fed. MT 1980-1982.

Antônio Correia da Costa Neto nasceu em Rosário Oeste (MT) no dia 5 de julho de 1926, filho de Álvaro Correia da Costa e de Alaíde de Lima Correia. Seu avô paterno, Antônio Correia da Costa, governou Mato Grosso entre 1895 e 1898.

Em 1952, concluiu a Faculdade de Odontologia de Belo Horizonte pela Universidade de Minas Gerais. Formou-se em medicina pela Universidade do Brasil, no ano de 1959.

Presidente da Associação Médica de Mato Grosso entre 1970 e 1972, no pleito de novembro de 1974, elegeu-se deputado estadual na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar instalado no país em abril de 1964, tendo ocupado a presidência da Comissão de Saúde e Assistência Social, e a Comissão de Divisão do Estado.

No pleito de novembro de 1978, concorreu a deputado federal pela legenda arenista, conseguindo a primeira suplência. Com o fim do bipartidarismo e a conseqüente reorganização partidária em 1979, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).

Assumiu o mandato em 1980, na vaga de Afro Stefanini. Integrou, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Agricultura e Política Rural e a suplência da Comissão do Interior. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1982, sem concorrer à reeleição em novembro do mesmo ano.

Foi médico-chefe do Centro de Saúde de Cuiabá, do Departamento de Saúde e da Medicina Rural de Mato Grosso; contabilista da Inspetoria de Estatística de Belo Horizonte; redator do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); chefe do Serviço Médico-Odontológico da Escola Técnica Federal de Mato Grosso.

Faleceu em 16 de setembro de 2008.

Foi casado com Elza Correia da Costa, com quem teve dois filhos. Era casado em segundas núpcias com Marli do Espírito Santo Corrêa da Costa.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1979-1983); TRIB. SUP. ELEIT. Dados estatísticos (11); Portal do Tribunal de Contas do Estado disponível em www.tce.mt.gov.br (acesso em 6/9/2009).