ANTONIO PINHEIRO GASPAR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GASPAR, Antônio
Nome Completo: ANTONIO PINHEIRO GASPAR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GASPAR, ANTÔNIO

GASPAR, Antôno

*const. 1987-1988; dep. fed. MA 1987-1991.

 

Antônio Pinheiro Gaspar nasceu em Viana (MA) no dia 28 de abril de 1943, filho de Armando Oliveira Gaspar e de Conceição Maria Pinheiro Gaspar.

Estudou farmácia e bioquímica na Faculdade de Farmácia e Bioquímica de São Luís do Maranhão de 1962 a 1964. Data dessa época a sua iniciação na vida política, participando ativamente do movimento estudantil, tendo sido inclusive presidente da União Maranhense de Estudantes Secundaristas. Fez pós-graduação em bioquímica na Universidade Federal do Ceará em 1984.

Professor universitário da Universidade Federal do Maranhão e empresário do ramo farmacêutico, ingressou na política filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em cuja legenda elegeu-se deputado federal constituinte, com 24.189 votos, nas eleições de novembro de 1986. Assumindo sua cadeira na Câmara dos Deputados em fevereiro do ano seguinte, nesse mesmo dia foi instalada a Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se membro titular da Subcomissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação, da Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação, e suplente da Subcomissão do Sistema Financeiro, da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças.

Durante o período de elaboração da Constituição, votou a favor da limitação do direito de propriedade privada, da jornada semanal de 40 horas, do turno ininterrupto de seis horas, da unicidade sindical, da soberania popular, do voto aos 16 anos, da estatização do sistema financeiro, do limite de 12% ao ano para os juros reais, da proibição do comércio de sangue, da limitação dos encargos da dívida externa, da desapropriação da propriedade produtiva e do mandato de cinco anos para o então presidente da República José Sarney. Votou contra a pena de morte e o presidencialismo. Após a promulgação da nova Carta em 5 de outubro de 1988, passou a exercer somente o seu mandato ordinário.

Deixando o PMDB e, em seguida, transferindo-se para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no pleito de outubro de 1990 tentou a reeleição em sua nova legenda, coligada, além do PMDB, aos partidos Democrático Social (PDS), da Reconstrução Nacional (PRN) e a outras agremiações menores, mas não foi bem sucedido. Permaneceu na Câmara dos Deputados até o fim de janeiro de 1991, quando se encerraram o seu mandato e a legislatura.

Em outubro de 1996, Gaspar candidatou-se a prefeito de Viana pelo PSDB, no pleito vencido por Messias Costa Neto, do Partido dos Trabalhadores (PT). Retomou em seguida suas atividades de professor universitário e de empresário, não tendo mais concorrido a cargos eletivos.

Proprietário do Laboratório Gaspar, em São Luis, ocupou a presidência do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão. Foi também sócio da rádio e TV Maracu, em Viana.

Divorciado, teve quatro filhos.

 

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. Repertório (1988); CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); COELHO, J. & OLIVEIRA, A. Nova; Constituição. Avaliação (1989); Folha de S. Paulo (19/1/87); Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) http://diap.ps5.com.br/file/2263.pdf. Acesso em 1.9.2009  Observatório da Imprensa. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm. Acesso em 1.9.2009. Pharmácia Brasileira. http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2007/homenageados.pdf. Acesso em 1.9.2009 Tribunal Superior Eleitoral (TSE). http://www.tse.gov.br. Acesso em 1.9.2009

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados