AUGUSTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CAVALCANTI, Augusto
Nome Completo: AUGUSTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CAVALCANTI, AUGUSTO

CAVALCANTI, Augusto

*const. 1934.

 

Augusto Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Vitória de Santo Antão (PE) no dia 21 de setembro de 1878, filho de Manuel Cavalcanti de Albuquerque e de Henriqueta da Silveira Lins Cavalcanti, de famílias tradicionais do estado.

Estudou no Colégio Pio Latino-Americano, em Roma, e, retornando ao Brasil, fez o Curso Anexo da Faculdade de Direito de Recife antes de ingressar no estabelecimento, pelo qual se bacharelou em 1901.

Proprietário dos engenhos Violeta e Alegria, em Escada (PE), em 1907 foi nomeado juiz municipal de Vitória de Santo Antão. Em 1923, elegeu-se prefeito de Escada, cargo que exerceu até 1925. Presidente do Centro de Fornecedores e Plantadores de Cana em Pernambuco, e membro da Sociedade Auxiliadora da Agricultura do mesmo estado, em 1930 defendeu na imprensa, especialmente no Diário da Manhã de Recife, a campanha da Aliança Liberal.

Em maio de 1933, elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte na legenda do Partido Social Democrático de Pernambuco, assumindo o mandato em novembro. Na Constituinte, defendeu a adoção de um regime agrário que atendesse aos interesses da evolução do país, prevendo o fracionamento da propriedade rural.

Depois de promulgada a Constituição em julho de 1934, cumpriu o mandato até o final, em abril de 1935, vindo a falecer em julho do mesmo ano.

Foi casado com Maria Lins Cavalcanti.

 

 

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais; CÂM. DEP. Deputados; Câm. Dep.seus componentes; FUND. GETULIO VARGAS. Cronologia da Assembléia; GODINHO, V. Constituintes; Manhã, Rio (1/8/35); SENADO. Anais (3); VELHO SOBRINHO, J. Dic.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados