AUGUSTO VARELA CORSINO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CORSINO, Augusto
Nome Completo: AUGUSTO VARELA CORSINO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CORSINO, AUGUSTO

CORSINO, Augusto

*const. 1934; dep. fed. prof. 1935-1937.

 

Augusto Varela Corsino nasceu em Taubaté (SP) no dia 28 de abril de 1894, filho de João Pereira Corsino e de Helena Varela Corsino.

Mudando-se ainda criança para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, fez seus estudos básicos no Colégio Abílio e mais tarde cursou a Escola Politécnica, pela qual se formou engenheiro civil em 1916. Iniciou sua carreira profissional trabalhando na Estrada de Ferro Sul de Minas e Leopoldina Railway Co. Ltd. Em seguida, especializou-se em arquitetura e construções.

Após a Revolução de outubro de 1930, integrou diversas comissões, entre as quais o Conselho Consultivo do Distrito Federal, representando a engenharia nacional. Associou-se ao Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e ao Sindicato Central dos Engenheiros, e foi eleito membro do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura.

Filiou-se ao Partido Autonomista do Distrito Federal, criado em março de 1933 sob a liderança de Pedro Ernesto Batista — então interventor na capital da República —, para concorrer às eleições de maio seguinte para a Assembléia Nacional Constituinte. Em 25 de julho de 1933, quando ocupava o cargo de consultor-técnico da Companhia Industrial Construtora do Rio de Janeiro e presidia o sindicato patronal da construção civil do Distrito Federal, foi eleito representante profissional dos empregados do transporte, tornando-se deputado classista a essa mesma Assembléia. Participou dos trabalhos constituintes, iniciados em novembro seguinte, e, com a promulgação da nova Carta e a eleição do presidente da República (17/7/1934), teve o mandato prorrogado até maio de 1935. Ainda em 1934, presidiu a Federação dos Sindicatos Patronais do Distrito Federal e foi reeleito representante dos empregadores do transporte à Câmara Federal, onde permaneceu até 10 de novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Casou-se com Jacira Andrade Corsino.

 

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais (1); Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Diário do Congresso Nacional; GODINHO, V. Constituintes.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados