AUGUSTO VIENA RIBEIRO DOS SANTOS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SANTOS, Ribeiro dos
Nome Completo: AUGUSTO VIENA RIBEIRO DOS SANTOS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SANTOS, RIBEIRO DOS

SANTOS, Ribeiro dos

*dep. fed. BA 1951-1959; pres. CNI 1954-1956.

 

Augusto Viena Ribeiro dos Santos nasceu em Salvador no dia 29 de janeiro de 1917, filho de Álvaro Ribeiro dos Santos e de Dinorá Viana Ribeiro dos Santos.

Fez os estudos secundários no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, cursando os colégios São Bento e Santo Inácio. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Diretor-presidente da Companhia Salvador de Seguros a partir de 1938, em outubro de 1950 foi eleito deputado federal pela Bahia na legenda da Aliança Democrática, integrada pela União Democrática Nacional (UDN), pelo Partido Republicano (PR), ao qual era filiado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Social Progressista (PSP) e o Partido Democrata Cristão (PDC). Foi empossado em fevereiro de 1951.

Secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de novembro de 1952, tornou-se vice-líder do PR na Câmara em fevereiro de 1953. No ano seguinte foi eleito presidente da CNI, em substituição a Euvaldo Lodi. Reeleito deputado federal em outubro de 1954, agora na legenda da Aliança Republicana Cristã, integrada pelo PR e o PDC, durante essa legislatura integrou a Comissão de Economia da Câmara, como membro efetivo, e a Comissão da Bacia do São Francisco, como suplente. Deixou a presidência da CNI em 1956, transmitindo o cargo a Lídio Lunardi. Tentou a reeleição na legenda do PR em outubro de 1958, mas obteve apenas uma suplência. Concluído o mandato em janeiro de 1959, não retornou à Câmara.

Em 1972 integrou a comissão organizadora da III Conferência Nacional das Classes Produtoras (III Conclap), conclave realizado em março do mesmo ano no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, reunindo mais de 1.500 empresários, diretores e executivos de todos os estados do país. O encontro teve como tema geral “a empresa em face do desenvolvimento sócio-econômico nacional” e, como objetivos, a integração do empresariado brasileiro dentro de uma política de classe, assim como a fixação de estratégias operacionais para a conjugação da ação da empresa e do Estado, e a afirmação da posição das chamadas classes produtoras no contexto das decisões e realizações nacionais. O seu resultado mais importante foi a divulgação da Carta econômica da Guanabara.

Como empresário, Augusto Viana Ribeiro dos Santos foi também presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, membro do conselho nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), presidente do conselho regional do Sesi da Bahia e do conselho regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Bahia, além de diretor da Companhia Empório Industrial do Norte, da Urbania Companhia Nacional de Seguros e da Urbania Capitalização. Como médico, dirigiu o Hospital da Sagrada Família.

Faleceu na cidade de São Paulo no dia 20 de fevereiro de 1981.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CISNEIROS, A. Parlamentares; CONF. NAC. IND.; CORTÉS, C. Homens; Jornal do Brasil (22/2/80); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2, 3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados