BARROS, AGRICOLA PAIS DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BARROS, Agrícola Pais de
Nome Completo: BARROS, AGRICOLA PAIS DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BARROS, AGRÍCOLA PAIS DE

BARROS, Agrícola Pais de

*const. 1946; dep. fed. MT 1946-1951.

 

Agrícola Pais de Barros nasceu em Cuibá-Mirim, município de Santo Antônio do Rio Baixo (MT), em 4 de novembro de 1897, filho de Antônio Pais de Barros Pinto e de Maria Augusta de Arruda Barros.

Estudou no Colégio Salesiano e no Liceu Cuiabano, em Cuiabá, diplomando-se em 1923 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Formou-se também nesse ano em odontologia, pela Faculdade Hahnemanniana do Rio de Janeiro.

Exercendo a medicina em seu estado, foi diretor de Higiene, médico-legista da polícia, médico da Profilaxia Rural e diretor de Saúde Pública. Elegeu-se vereador em Cuiabá e depois da Revolução de 1930, no pleito de outubro de 1934, deputado à Assembléia Constituinte estadual. Aí apoiou a candidatura de Mário Correia da Costa, do Partido Evolucionista, ao Governo de Mato Grosso.

Nas eleições de dezembro de 1945 elegeu-se deputado por Mato Grosso à Assembléia Nacional Constituinte na legenda da União Democrática Nacional (UDN). Assumindo sua cadeira em fevereiro de 1946, participou dos trabalhos constituintes e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946) e a transformação da Assembléia em Congresso ordinário, exerceu seu mandato até janeiro de 1951, quando deixou a Câmara. Nessa legislatura integrou a Comissão Permanente de Redação da Câmara dos Deputados.

Dedicando-se também ao jornalismo, fundou e dirigiu os periódicos A Luz, O Fifó, A Plebe e O Brasil Oeste e foi membro da Associação de Imprensa Mato-Grossense. Escreveu diversos artigos sobre medicina, política e questões sociais, publicados em jornais e revistas.

Faleceu em Cuiabá em 9 de maio de 1969.

Foi casado com Oaci Ribeiro Pais de Barros, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; Diário do Congresso Nacional; MENDONÇA, R. Dic.; MENDONÇA, R. Histórias; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados