BARROS, CASSIO LEITE DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BARROS, Cássio Leite de
Nome Completo: BARROS, CASSIO LEITE DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BARROS, CÁSSIO LEITE DE

BARROS, Cássio Leite de

*gov. MT 1978-1979.

Cássio Leite de Barros nasceu em Corumbá (MS), então estado do Mato Grosso, filho de Fernando de Barros e Eulínia de Barros.

Com o fim do Estado Novo e a redemocratização do país em 1946, filiou-se à União Democrática Nacional (UDN), vindo a ocupar a presidência do diretório municipal do partido.

Transferiu-se para o Rio de Janeiro e formou-se em direito pela Universidade do Brasil em 1950. De volta ao seu estado natal dedicou-se à pecuária.

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), agremiação de apoio ao regime militar instaurado em abril de 1964. Nas eleições indiretas ao governo do estado em 1974 foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por José Garcia Neto. Eleito pela Assembléia Legislativa, tomou posse em março de 1975, juntamente com o governador Garcia Neto.

Em outubro de 1977, foi sancionada a lei que dividiu em dois o estado do Mato Grosso. Surgiria assim, a partir de janeiro de 1979, o estado de Mato Grosso do Sul, tendo Campo Grande como capital e um governador nomeado. O antigo estado de Mato Grosso permaneceria com Cuiabá como sua capital. Com a desincompatibilização do governador Garcia Neto para disputar uma vaga no Senado, Cássio Leite de Barros tomou posse em agosto de 1978 na chefia do Executivo estadual. Durante a sua gestão, foi concretizada a separação dos estados.

Deixou o cargo em março de 1979, retornando a Corumbá. Abandonando a vida pública, passou a se dedicar às suas atividades de pecuarista.

Faleceu no dia 21 de março de 2004.

Era casado com Darci Miranda de Barros, com quem teve seis filhos.

FONTES: INF. BIOG.; tp://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/Consulta_Parl.asp?RAD_TIP=RQS&Tipo_Cons=15&FlagTot=1&p_cod_senador=69&p_cod_comissao=

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados