BASTOS FILHO, JOSE MOREIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BASTOS FILHO, José Moreira
Nome Completo: BASTOS FILHO, JOSE MOREIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BASTOS FILHO, JOSÉ MOREIRA

BASTOS FILHO, José Moreira

*sen. RJ 1958-1959.

José Moreira Bastos Filho nasceu em Itaperuna (RJ) no dia 22 de fevereiro de 1905, filho de José Moreira Bastos e de Altiva Santiago Bastos.

Cursou o secundário no Liceu de Humanidades de Campos (RJ), bacharelando-se pela Escola de Direito Clóvis Bevilacqua, da mesma cidade. Lecionou no Ginásio Estadual de Itaperuna e, como advogado, exerceu as funções de promotor público e promotor de justiça adjunto, tendo sido também prefeito de sua cidade natal.

Iniciou suas atividades políticas no Partido Socialista Brasileiro (PSB), filiando-se depois ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi secretário-geral do diretório municipal do PTB em Itaperuna e integrou o diretório regional do partido no estado do Rio de Janeiro.

No pleito de outubro de 1950, com o apoio do PTB e do Partido Social Democrático (PSD), elegeu-se suplente do senador pelo Rio de Janeiro Francisco Sá Tinoco. Com a nomeação deste para o Tribunal de Contas do estado, assumiu uma cadeira no Senado em agosto de 1958, exercendo o mandato até o final da legislatura, em janeiro do ano seguinte. Nesse período, integrou as comissões de Legislação Social, de Segurança Nacional e de Reforma Constitucional do Senado.

Foi diretor do jornal Brasil Novo, de sua cidade natal, além de colaborar na imprensa do Distrito Federal, escrevendo para os jornais A Manhã e Vanguarda.

Casou-se com Duartina Duarte Bastos, com quem teve duas filhas.

FONTES: SENADO. Dados; SENADO. Relação.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados