BENEDITO MARCILIO ALVES DA SILVA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MARCÍLIO, Benedito
Nome Completo: BENEDITO MARCILIO ALVES DA SILVA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MARCÍLIO, BENEDITO

MARCÍLIO, Benedito

*dep. fed. SP 1979-1983.

 

Benedito Marcílio Alves da Silva nasceu em Serra Negra (SP) no dia 30 de março de 1938, filho de Benedito Pereira da Silva e de Joana Vicente Alves.

Operário metalúrgico, em novembro de 1978 elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo, na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964, vindo a iniciar seu mandato em fevereiro do ano seguinte.

Na Câmara integrou, já em 1979, a Comissão de Trabalho e Legislação Social e foi suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural.

Com a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a conseqüente reorganização partidária, ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT). No ano seguinte, tornou-se vice-presidente da Comissão de Trabalho e Legislação Social.

Candidatou-se à reeleição no pleito de novembro de 1982, pela legenda do PT, obtendo apenas a terceira suplência. Deixou a Câmara em janeiro do ano seguinte, ao final da legislatura. Não voltou mais a disputar cargo político eletivo, mas continuou filiado ao PT.

Ainda em 1983, aposentou-se por tempo de serviço e nesse mesmo ano participou da organização do movimento dos aposentados em São Paulo, fundando a Federação dos Aposentados do Estado de São Paulo. Vice-presidente da entidade entre 1983 e 1985, em outubro desse ano foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), ocupando durante muitos anos cargos de direção da confederação.

Em 1998, assumiu a presidência da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Santo André. Nesse mesmo ano, em março, a entidade passou a abranger todos os aposentados e pensionistas do ABC paulista, e Benedito Marcílio permaneceu na presidência. Em outubro de 1999, foi eleito terceiro-secretário da Cobap, sendo encarregado de cuidar dos assuntos relativos à seguridade social. No pleito de 2006 foi candidato a deputado federal na legenda do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), contudo não obteve êxito. Em 2007 tornou-se presidente da Cobap. Em outubro de 2008 disputou o mandato de vereador em Santo André, agora na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obteve uma suplência.

Casou-se com Vilma Martini da Silva, com quem teve quatro filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1979-1983 e 1983-1987); INF. BIOG; Portal da Fundação SEADE.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados