Flávio Bezerra da Silva

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BEZERRA, Flávio
Nome Completo: Flávio Bezerra da Silva

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
Jair de Oliveira

BEZERRA, Flávio

* dep. fed. CE 2007-2010

 

 

Flávio Bezerra da Silva nasceu em Natal (RN), no dia 24 de fevereiro de 1961, filho de Francisco de Sousa e Silva e Zuila Bezerra da Silva.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi nomeado oficial do Exército no posto de 2º Tenente da Reserva de 2º Classe, Arma de Infantaria. Antes de ingressar na vida política exerceu as atividades de professor, mergulhador, pescador e bispo evangélico.

Entre os anos de 1982 e 1983 atuou como técnico de remo no Sport Club de Natal. Em 1983 foi trabalhador de terminal, cargo no qual permaneceu até o ano seguinte, quando passou a exercer atividade de mergulhador, trabalhando para diferentes empresas. No ano de 1986 ensinou natação em escolas e clubes. Em 1987 tornou-se sócio de uma firma de consultoria, localizada em Natal. Nesse mesmo ano passou a atuar como delegado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Atividades Subaquáticas e Afins (SINTASA), até o ano seguinte. Em paralelo a essas funções exerceu atividades de pescador, em barcos de pesca artesanal, até 1990. No ano de 1996 foi ordenado Bispo Evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus.

No ano de  2005 filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em outubro de 2006, nas eleições gerais, candidatou-se ao cargo de deputado federal, sendo eleito com 51.136 votos. Em fevereiro seguinte tomou posse na Câmara dos Deputados, passando a integrar a chamada “bancada evangélica”. Nesse mesmo mês, tornou-se titular da comissão permanente de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Em abril passou a atuar como membro da comissão especial para proposta de emenda constitucional (PEC), transformada em norma jurídica, que visava assegurar o registro, nos consulados, de brasileiros nascidos no estrangeiro.

 Entre setembro e outubro de 2007, votou a favor da proposta do governo, aprovada em dois turnos pela Câmara, mas não pelo Senado, de prorrogar a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Posteriormente, quando o tema CPMF voltou à Câmara com o nome Contribuição Social para a Saúde (CSS), votou com a maioria dos deputados, que aprovou a recriação do imposto.

Em março de 2008, quando da formação de novas comissões na Câmara dos Deputados, foi escolhido para compor a comissão permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em fevereiro de 2009, apresentou projeto de lei (PL) nº 4.725, em tramitação na Câmara, visando dar assistência às mulheres que engravidarem em consequência de estupro e optarem por realizar aborto legal.

Candidatou-se a deputado federal nas eleições de 2010, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), mas não foi reeleito. No mesmo ano, foi nomeado secretário da Pesca e Aquicultura do estado do Ceará, pelo governador Cid Gomes (2007-). Em 2012, foi nomeado secretario nacional de Planejamento e Ordenamento da Pesca, do Ministério da Pesca.

 

Luciana Pinheiro

 

FONTES: Portal da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Disponível em: <http://www.al.ce.gov.br>. Acesso em 03/12/2013; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br>. Acesso em 26/03/2009; Portal Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em 28/03/2009; Portal Ministério da Pesca e Aquicultura. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em 03/12/2013; Portal pessoal do deputado Flávio Bezerra. Disponível em: <http://www.deputadoflaviobezerra.com.br>. Acesso em 31/03/2009.

 


Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados