BISAGLIA, HILDEBRANDO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BISAGLIA, Hildebrando
Nome Completo: BISAGLIA, HILDEBRANDO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BISAGLIA, HILDEBRANDO

BISAGLIA, Hildebrando

*dep. fed. MG 1951-1955.

 

Hildebrando Bisaglia nasceu em Juiz de Fora (MG) no dia 11 de novembro de 1913, filho de Rômulo Bisaglia e de Eulália Dias de Oliveira Bisaglia.

Estudou no Ginásio Santo Antônio, em São João del Rei (MG), e na Academia de Comércio de Juiz de Fora. Concluído o curso secundário, ingressou na Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Direito de Niterói, pela qual se bacharelou em 1938.

Professor de direito industrial e de legislação do trabalho nas faculdades de Direito e de Ciências Econômicas de Juiz de Fora, tornou-se catedrático de direito do trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1942.

Eleito vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora, em cuja cidade atuara como advogado e conselheiro de vários sindicatos, coube-lhe presidir a Comissão de Constituição e Justiça. Conquistou, em outubro de 1950, um mandato de deputado federal por Minas Gerais pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), exercendo-o de fevereiro de 1951 a janeiro de 1955. Presidira, durante a permanência na Câmara, a Comissão de Legislação do Trabalho.

Diretor-geral do Departamento Nacional do Trabalho de fevereiro a outubro de 1956, no mesmo ano foi nomeado ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Vice-presidente do TST de 1964 a 1966, neste ano assumiu a presidência do tribunal, em cujo posto aposentou-se.

Faleceu em Guarapari (ES), no dia 13 de abril de 1987, vítima de acidente automobilístico em que pereceram também sua esposa, Amália Brant Bisaglia — descendente de Felisberto Caldeira Brant Pontes Oliveira e Horta, o marquês de Barcelona, que foi ministro da Fazenda no Império (1825-1829) — e sua filha Hileda.

Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bisaglia foi ainda professor da Universidade de Brasília. Com mestrado em direito do trabalho feito em Roma, publicou vários artigos sobre direito do trabalho em revistas especializadas.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; AUDRÁ, A. Bancada; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; Encic. Delta Larousse; Estado de S. Paulo (19/4/87); FICHÁRIO PESQ. M. AMORIM; Grande encic. Delta; Perfil (1972); Rev. Arq. Públ. Mineiro (12/76).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados