BRITO, Joaquim

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BRITO, Joaquim
Nome Completo: BRITO, Joaquim

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BRITO, Joaquim

BRITO, Joaquim

* dep. fed. AL 2000.

 

                Joaquim Antônio de Carvalho Brito nasceu em Pesqueira (PE) no dia 4 de março de 1955, filho de Antônio Alves de Carvalho Brito e de Maria Angélica de Carvalho.

                Mudou-se para Maceió e de 1970 a 1973 estudou eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Alagoas. Tornou-se assistente de engenharia na Companhia Energética de Alagoas (Ceal) em 1975. Em 1982, concluiu o curso de psicologia no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Militante sindical, ingressou na política em 1984, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Nesse mesmo ano tornou-se secretário-geral do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas. Entre 1987 e 1989 presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Alagoas. Em 1990, tornou-se secretário de Formação e, em 1993, presidente do Sindicato dos Urbanitários, cargo que ocuparia até 1999. Paralelamente, entre 1995 e 1996, coordenou nacionalmente o movimento evangélico progressista em Belo Horizonte e ocupou a vice-presidência da Convenção Batista de Alagoas.

Em 1996, candidatou-se a vice-prefeito de Maceió na chapa encabeçada por Heloísa Helena, que perdeu a eleição no segundo turno para Kátia Born, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 1997 tornou-se presidente do diretório estadual do PT em Alagoas e, nas eleições de outubro do ano seguinte, concorreu a deputado federal por Alagoas na legenda petista, obtendo uma suplência. Deixou a presidência regional do PT em 1999, para ocupar a vice-presidência. Nesse mesmo ano, foi nomeado secretário de Trabalho e Ação Social de Alagoas na gestão de Ronaldo Lessa. Assumiu também a presidência do Conselho Estadual do Trabalho e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Deixando a Secretaria de Trabalho e Ação Social, assumiu a vaga de deputado federal entre fevereiro e julho de 2000, no lugar de Givaldo Carimbão. Na Câmara, integrou a Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle e foi suplente da Comissão Permanente de Agricultura e Política Rural.

Em 2001 deixou a vice-presidência do PT de Alagoas. Em abril de 2003 assumiu a presidência da Ceal, cargo que exerceu até junho de 2008. Passou então a compor o conselho administrativo da empresa.

                Casou-se com Isabela Regina Almeida Santos Carvalho, com quem teve dois filhos.

Alexandra Toste

FONTES: ANDRADE, M. Eletrobrás.;Gazeta de Alagoas (6/5/03); Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara.gov.br/deputados>; Portal Democracia.com.br. Disponível em : <http://www.democracia.com.br>; Portal Gazetaweb.com. Disponível em : <http://gazetaweb.oglobo.com>. 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados