CARNEIRO, ALUISIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CARNEIRO, Aluísio
Nome Completo: CARNEIRO, ALUISIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CARNEIRO, ALUÍSIO

CARNEIRO, Aluísio

*pres. Contag 1989-1991.

 

Aluísio Carneiro nasceu em Conceição do Coité (BA) no dia 17 de outubro de 1946, filho de Cosme Carneiro Ferreira e de Maria Carneiro Ferreira.

Em 1971 foi nomeado presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia (BA) e, no exercício de seu cargo, participou do II Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizado em Brasília em 1973. Em 1975, quando deixou o sindicato, passou à Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia, e nesse mesmo ano foi nomeado membro titular da Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS), em Salvador, e membro suplente do conselho deliberativo do Programa Especial de Bolsas de Estudo (PEBE/MTB). Em 1978 realizou o curso de desenvolvimento econômico e relações trabalhistas, no México e Estados Unidos. No ano posterior participou do III Congresso Nacional dos Trabalhadores. Deixou a JRPS em 1983.

Permaneceu na Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia até 1986, assumindo, nesse mesmo ano, o cargo de primeiro tesoureiro da Contag. No ano seguinte, foi nomeado membro suplente do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST), e em 1988, quando deixou o PEBE, passou a integrar, como suplente, o conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a direção da Fundação Joaquim Nabuco. Integrou o PNST até 1989, quando deixou a tesouraria da Contag. Ainda em 1989, tornou-se presidente da confederação para o triênio 1989-1991. Deixando o cargo em novembro deste último ano, foi sucedido por Francisco Urbano. Ao findar sua gestão, ocupou a vice-presidência da Contag no triênio 1991-1993.

Ainda em 1991 foi nomeado membro titular do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e ainda diretor sindical nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). Em 1992 deixou a Fundação Joaquim Nabuco e o CNPA. No ano seguinte iniciou gestão como presidente do conselho fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde permaneceu por oito meses. Ainda em 1993, representou os trabalhadores no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

 Em 1994, quando deixou o DIEESE, foi representante da Contag no conselho deliberativo do Senar, aí permanecendo por um ano. Convocado para assumir a suplência do ministério do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em maio de 1995, ocupou este cargo por sete meses. Ainda em 1995, deixou o conselho deliberativo do Senar e o CRPS. De volta ao CRPS em maio de 1996, integrou este conselho até 1999.

Em julho de 2000, residia em Brasília, onde administrava restaurante de sua propriedade.

Aluísio Carneiro tornou-se membro efetivo do Conselho Nacional de Saúde, tendo participado de diversos congressos e encontros nacionais e internacionais relacionados ao trabalho rural, entre os quais o I e o II congressos nacionais da Classe Trabalhadora, em São Paulo, a X Conferência Internacional de Trabalhadores Rurais, em Praga, a Reunião Internacional dos Trabalhadores na Agricultura, Plantações e Similares, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

Faleceu em 2002.

Casou-se com Maria dos Santos Carneiro, com quem teve quatro filhos.

 

 

FONTE: CURRIC. BIOG; CONTAG – 40° aniversário.

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados