CERQUEIRA FILHO, EDGAR PEDREIRA DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CERQUEIRA FILHO, Edgar Pedreira de
Nome Completo: CERQUEIRA FILHO, EDGAR PEDREIRA DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CERQUEIRA FILHO, EDGAR PEDREIRA DE

CERQUEIRA FILHO, Edgar Pedreira de

*militar; gov. AC 1964-1966.

Edgar Pedreira de Cerqueira Filho nasceu no dia 15 de abril de 1929.

Sentou praça no Exército em março de 1946 ingressando na Escola Militar de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Em novembro de 1952 saiu aspirante-a-oficial da arma de infantaria, quando a escola já se denominava Academia Militar das Agulhas Negras. Foi promovido a segundo-tenente em junho do ano seguinte, a primeiro-tenente em junho de 1954 e a capitão em agosto de 1957.

Designado comandante da 4ª Companhia de Fronteiras, no Acre, participou do movimento político-militar de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart. Em maio seguinte, após ter articulado com a Assembléia Legislativa a destituição do primeiro governador eleito do estado do Acre, José Augusto de Araújo, foi eleito governador pela mesma Assembléia, sem a prévia aquiescência do governo federal e dos comandos militares. Não obstante, permaneceu no cargo até julho de 1966, quando foi substituído pelo presidente da Assembléia Legislativa, Augusto Hidalgo de Lima. Ainda em agosto foi promovido a major, e, no pleito de novembro desse ano, candidatou-se ao Senado Federal pelo Acre na legenda do partido governista, a Aliança Renovadora Nacional (Arena). Embora apontado como favorito, foi derrotado por Adalberto Sena, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

FONTES: Encic. Mirador; Grande encic. Delta; Jornal do Brasil (16/10/66); MIN. GUERRA. Almanaque (1972); ROQUE, C. Grande; SENADO. Relação.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados