CLODOMIR ALCOFORADO LEITE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEITE, Clodomir
Nome Completo: CLODOMIR ALCOFORADO LEITE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LEITE, CLODOMIR

LEITE, Clodomir

*jornalista; dep. fed. PE 1963-1967 e 1968.

 

 

Clodomir Alcoforado Leite nasceu em Vitória de Santo Antão (PE) no dia 4 de janeiro de 1921, filho de Odon Leite e de Fausta Alcoforado Leite.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Recife.

Jornalista, colaborou com a imprensa de seu estado e, posteriormente, assinou uma coluna no jornal Última Hora, do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Também economista, de 1959 a 1960 foi diretor do Departamento Nacional de Indústria e Comércio, tornando-se depois presidente da Comissão Brasileira de Exposições e Feiras, membro do Conselho Federal dos Economistas, chefe de gabinete da direção do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETEC), além de assessor da Presidência da República para assuntos do Nordeste e funcionário do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).

No pleito de outubro de 1962, elegeu-se deputado federal por Pernambuco na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. A partir de maio de 1963, tornou-se vice-líder de seu partido na Câmara dos Deputados, atuando ainda como enviado especial do governo brasileiro em diversas missões no exterior. Em conseqüência da extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e da posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e nessa legenda, no pleito de novembro de 1966, obteve a quinta suplência de deputado federal. Deixando a Câmara ao final de seu mandato, em janeiro de 1967, a ela retornou por breve período, de maio a agosto de 1968, para substituir o titular da cadeira.

Em 29 de abril de 1969, teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos em decorrência do Ato Institucional nº 5, editado em 13 de dezembro do ano anterior. Em julho de 1980, foi beneficiado pela Lei da Anistia, sendo autorizada a revisão de seus proventos de aposentadoria pelo IAA.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 21 de setembro de 1982.

Foi casado com Aldeilda Vasconcelos Leite.

 

 

 

 

FONTES: ARQ. DEP. PESQ. JORNAL DO BRASIL; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (6); CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; Grande encic. Delta; Jornal do Brasil (3/7/80); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (8).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados