COSME ALVES FERREIRA FILHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FERREIRA FILHO, Cosme
Nome Completo: COSME ALVES FERREIRA FILHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FERREIRA FILHO, COSME

FERREIRA FILHO, Cosme

*const. 1946; dep. fed. AM 1946-1955.

 

Cosme Alves Ferreira Filho nasceu em Fortaleza no dia 18 de novembro de 1893, filho de Cosme Alves Ferreira e de Maria de Albuquerque Ferreira.

Radicado em Manaus, foi tradutor público, despachante aduaneiro, redator do Jornal do Comércio local e comerciante. Foi também um dos fundadores da Associação Comercial do Amazonas, da qual se tornou sócio benemérito e assessor técnico.

Em dezembro de 1945, elegeu-se deputado pelo Amazonas à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Assumiu a cadeira em março de 1946, participando dos trabalhos que resultaram na Constituição promulgada em setembro do mesmo ano, e depois, com a transformação da Assembléia em Congresso ordinário, tornou-se membro da Comissão de Valorização da Amazônia e da Comissão de Transporte e Comunicações da Câmara. Reelegeu-se em outubro de 1950 na legenda da Aliança Frente Libertadora, composta pelo PSD e o Partido Democrata Cristão (PDC). No pleito de outubro de 1954, candidatou-se à Assembléia Legislativa do Amazonas na legenda do PSD, conquistando apenas uma suplência e deixando a Câmara ao final do mandato em janeiro de 1955.

Presidente da Companhia Nacional de Borrachas e da Companhia Brasileira de Plantações, com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), em cuja legenda tornou a eleger-se, em novembro de 1966, suplente de deputado estadual. Foi também membro da Associação Amazonense de Imprensa, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, da Academia Amazonense de Letras e da Associação Brasileira de Imprensa.

Faleceu no Rio de Janeiro em 1º (ou 2) de outubro de 1976.

Foi casado em primeiras núpcias com Guiomar Meneses Ferreira e, depois, com Francisca Canindé de Sousa Cruz Ferreira, e teve quatro filhos.

Publicou Em defesa da borracha silvestre sul-americana; A borracha, problema brasileiro; Problemas da Amazônia e A borracha na economia amazônica.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; COUTINHO, A. Brasil; Diário do Congresso Nacional; GIRÃO, R. Ceará; Jornal do Brasil (3/10/76); SILVA, G. Constituinte.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados