COSTA, AVELINO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: COSTA, Avelino
Nome Completo: COSTA, AVELINO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COSTA, AVELINO

COSTA, Avelino

*dep. fed. MG 1991-1995.

Avelino Costa nasceu em Vila Nova de Cerveira, em Portugal, no dia 22 de junho de 1934, filho de José Costa e de Maria Mercedes Dantas.

Empresário e produtor rural, iniciou a vida profissional em 1952, como balconista. Participante do movimento cooperativista mineiro, tornou-se proprietário de indústrias com filiais em várias cidades de Minas Gerais.

Diretor-presidente do grupo Pif-Paf, de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata (MG), considerado o maior produtor e processador de aves congeladas do estado, Avelino dedicou-se também à suinocultura e à pecuária de grande porte em fazendas localizadas no estado do Rio e nos municípios mineiros de Matias Barbosa, Vista Alegre, Rio Pomba, Ubá, Ubari, Visconde do Rio Branco, São Geraldo, Viçosa, Pará de Minas, Pitangui e Igaratinga.

Eleito para a Câmara dos Deputados na legenda do Partido Liberal (PL) em outubro de 1990, assumiu sua cadeira no início do ano seguinte, sendo titular da Comissão de Agricultura e Política Rural, e suplente da Comissão de Defesa do Consumidor,  Meio Ambiente e Minorias.

Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro de 1992, votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, acusado de crime de responsabilidade por ligações com um esquema de corrupção liderado pelo ex-tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias. Afastado da presidência logo após a votação na Câmara, Collor renunciou ao mandato em 29 de dezembro de 1992, pouco antes da conclusão do processo pelo Senado, sendo efetivado na presidência da República o vice Itamar Franco, que já vinha exercendo o cargo interinamente desde o dia 2 de outubro.

Durante a legislatura, filiou-se ao Partido Progressista Reformador (PPR), votando a favor do fim do voto obrigatório e pelo Fundo Social de Emergência (FSE), que permitiu ao governo gastar até 20% dos recursos vinculados às áreas de saúde e de educação. Ausentou-se da sessão em que se criou o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), destinado a reforçar as verbas de saúde.

Candidato à reeleição em outubro de 1994 na legenda do PPR, não foi bem-sucedido, deixando a Câmara ao término da legislatura, em 31 de janeiro de 1995.

Casou-se com Maria Adelaide Mendes Costa, com quem teve três filhos.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertórios (1991-1995, 1995-1999); Folha de S. Paulo (18/9/94); Perfil parlamentar/IstoÉ (1991).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados