DAGOBERTO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DAGOBERTO
Nome Completo: DAGOBERTO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
dagoberto nogueira filho (nome eleitoral: dagoberto)

DAGOBERTO

*dep. fed. MS 2007-

 

Dagoberto Nogueira Filho nasceu em São José do Rio Preto (SP) no dia 21 de julho de 1955, filho de Dagoberto Nogueira e de Roseli Bellagamba Nogueira.

Formou-se em direito em 1981 e, dois anos depois, em administração pela Universidade Riopretense (Unirp). Quando estudante, foi presidente do Grêmio Universitário da Unirp e diretor regional da União Nacional dos Estudantes. Depois de formado, mudou-se para o Mato Grosso do Sul, onde assumiu a função de coordenador técnico do Instituto de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul (Idesul). Exerceu também o cargo de secretário de Justiça, Trabalho e Ação Social deste estado durante o segundo governo de Marcelo Miranda (1987-1991).

Filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 1993.

Entre 1999 e 2002 exerceu o cargo de diretor do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Mato Grosso do Sul.

Elegeu-se deputado estadual nas eleições de 2002, na legenda do PDT, com 22.017 votos. Convidado pelo então governador do estado, Zeca do PT, Dagoberto licenciou-se da Assembleia Legislativa, no primeiro ano da legislatura (2003), para ocupar a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública. Em 2003, pediu exoneração para concorrer ao cargo de prefeito de Campo Grande, nas eleições de 2004, obtendo 52.929 votos, sendo o terceiro candidato mais votado, depois do candidato eleito Nelson Trad, do partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e do segundo colocado Vander Loubet, do Partido dos Trabalhadores (PT). Reassumiu o cargo de deputado estadual e licenciou-se novamente, em novembro, para assumir a Secretaria Estadual de Produção e Turismo, ainda no segundo mandato de Zeca do PT (2003-2007).

Em 2007, elegeu-se deputado federal pelo Mato Grosso do Sul na legenda do PDT, com 97.803 votos. Como parte de suas atividades parlamentares, participou da comissão mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e da de Constituição, Justiça e Cidadania. Além disso, participou das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) do Sistema Carcerário e da Subnutrição de Crianças Indígenas.

Em setembro de 2008, foi citado em matéria do jornal A Folha de São Paulo como um dos deputados que emitiu passagens aéreas para familiares e amigos utilizando a cota mensal a que tinha direito como parlamentar, no que ficou conhecido como a "farra das passagens". Nogueira afirmou não ter cometido nenhuma irregularidade porque não havia regulamento que proibisse a cessão de passagens. Com a polêmica gerada, a Câmara e o Senado baixaram normas para regulamentar o benefício, limitando o número de emissões e restringindo-as ao uso em serviço.

Fez parte também do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Casou-se com Maria Verônica Nogueira, com quem teve uma filha.

 

FONTES: Eco & Ação : Ecologia e Responsabilidade. Disponível em : <http://www.ecoeacao.com.br/>. Acesso em : 24 jun. 2009; Folha de S.Paulo (online) 20 abr. 2009. Disponível em : < http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em : 24 jun. 2009; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www.câmara.gov.br>. Acesso  em : 24 maio 2009; Portal do DETRAN-MS. Disponível em : <http://www.detran. ms.gov.br/detran/galeria.asp>. Acesso em : 24 jun. 2009; Portal do PDT- MS. Disponível em : <http://www.pdtms.org.br>. Acesso em : 24 jun. 2009; Veja (online). Disponível em : <http://veja.abril.com.br/>. Acesso em : 24 jun. 2009.

 

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados