DANIEL DA SILVA FILHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SILVA, Daniel (RJ)
Nome Completo: DANIEL DA SILVA FILHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SILVA, Daniel

SILVA, Daniel

*dep. fed. RJ 1975-1983.

 

Daniel da Silva Filho  nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 16 de ja­neiro de 1939, filho de Daniel da Silva e de Georgina Antunes da Silva.

Completou os estudos secundários no Colégio Campo Grande, em sua cidade natal. Aos 16 anos ajudou a fundar o Colégio Batista de Campo Grande, ligado à igreja que freqüentava. Enquanto cursava geografia na Faculdade de Filosofia de Campo Grande, exerceu o magistério no Colégio Batista. Licenciou-se em geografia e estudos sociais em 1966. Pastor protestante, chegou a diretor do Colégio Batista, do qual se afastaria em 1970 para fundar sua própria instituição de ensino, o Colégio Lima e Silva.

Iniciou sua carreira política ligando-se ao grupo do então deputado federal Antônio de Pádua Chagas Freitas, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – partido de oposição ao regime militar vigente no país desde abril de 1964 - após a cassação em setembro de 1969 do mandato de seu irmão, Míécimo da Silva, deputado emedebista na Guanabara. Com o apoio de Chagas Frei­tas, concorreu na legenda do MDB às eleições de novembro de 1970 e obteve a sexta suplência de deputado federal pelo estado da Guanabara, não chegando, nessa legislatura, a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.  Exerceu, no entanto, no governo de Chagas Freitas, eleito em outubro de 1970 pela Assembléia Legislativa governador do estado, as funções de assistente do coordenador das Admi­nistrações Locais, no palácio Guanabara. Atuou ainda como assessor da Assembléia estadual para assuntos legislativos.

Em 1974 elegeu-se deputado pelo novo estado do Rio de Janeiro, na legenda do MDB, ainda com o apoio de Chagas Freitas, assumin­do seu mandato em fevereiro de 1975. Sua base eleitoral, nesse pleito, foi o bairro de Campo Grande, onde concentrou sua campa­nha em torno da luta pelo desenvolvimento da região oeste do estado, pela construção de um terminal marítimo em Sepetiba e de um hos­pital do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) na zona rural.  Nessa legislatura foi membro da Comissão de Educação e Cul­tura e suplente da Comissão de Relações Exte­riores da Câmara Federal.  Estendendo sua in­fluência política para além de Campo Grande, principalmente até Resende (RJ), reelegeu-se em novembro de 1978, ainda na legenda do MDB.  Voltou, nesse período legislativo, à Comissão de Educação e Cultura e à Comis­são de Relações Exteriores. 

Em novembro de 1979, com a extinção dos partidos políticos e a conseqüen­te reformulação partidária, filiou-se ao Partido Popular (PP), liderado por Chagas Freitas, en­tre outros.  Em novembro de 1982, concorreu à reeleição, na legenda do Partido do Movi­mento Democrático Brasileiro (PMDB), após a fusão deste com o PP, obtendo apenas uma suplência. Em janeiro de 1983, ao terminar seu mandato, deixou a Câmara dos Deputados.

Voltando a trabalhar na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, aposentou-se em 1991. No ano seguinte concluiu o curso de direito pela Universidade Estácio de Sá, passando a exercer a advocacia. Em 1995, passou a prestar assessoria, na Assembléia Legislativa, ao deputado Décio Peçanha, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Foi casado com Lindalci Almeida da Silva, com quem teve três filhos.

 

FONTES:  CÂM.  DEP.  Deputados; CÂM.  DEP. Deputados brasileiros.  Repertório (8 e 9); Cor­reio da Manhã (12/9/69); INF. BIOG.; Jornal do Brasil (22/11/74 e 20/11/78); NÉRI, S. 16; Perfil (1980); TRIB.  SUP.  ELEIT.  Dados (2, 3, 4, 6, 8 e 9).

 

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados