DILTON AUGUSTO RODRIGUES DA COSTA

Nome Completo: DILTON AUGUSTO RODRIGUES DA COSTA

COSTA, DILTON

COSTA, Dilton

*sen. SE 1963, 1964, 1965, 1966 e 1968.

Dilton Augusto Rodrigues da Costa nasceu em Salvador no dia 24 de outubro de 1927, filho de Válter Augusto Rodrigues Costa e de Hilda Rodrigues Costa.

Engenheiro civil formado pela Universidade da Bahia, fez cursos de especialização em concreto armado e em luminotécnica, este último na Philips do Brasil.

Ingressou na administração federal como diretor do Departamento de Aplicação do Patrimônio do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM). Paralelamente a atividades nos ramos de cálculo de estruturas e construção civil, dedicou-se também à agricultura e à indústria, ocupando a presidência de algumas empresas. Após a transferência da capital federal para Brasília em abril de 1960, para lá foi removido como presidente da companhia de construção do IAPM.

Filiado ao Partido Republicano (PR), iniciou sua carreira política em outubro de 1962, quando foi eleito suplente do senador por Sergipe, Júlio César Leite, na legenda da Aliança Social Democrática, constituída pelo PR e o Partido Social Democrático (PSD). Exerceu o mandato de maio a setembro de 1963, de setembro a dezembro de 1964 e de fevereiro a agosto de 1965, período em que ocupou a vice-liderança do Bloco Parlamentar Independente no Senado. Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2, editado em 27 de outubro de 1965, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instaurado no Brasil em abril de 1964. Nessa legenda retornou ao Senado de março a agosto de 1966 e de abril a agosto de 1968, participando das comissões permanentes de Agricultura, de Minas e Energia, de Legislação Social e de Redação.

Em novembro de 1970 foi eleito suplente do senador por Sergipe Augusto do Prado Franco, na legenda da Arena.

Faleceu no dia 25 de fevereiro de 1971, vitimado por um acidente automobilístico quando se deslocava de Salvador para Aracaju.

Era casado com Mirtes Kruschewsky Rodrigues Costa, com quem teve quatro filhos.

FONTES: INF. FAM.; SENADO. Dados; SENADO. Relação; SENADO. Relação dos líderes; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (6 e 9).