EDGAR GUIMARAES DE ALMEIDA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALMEIDA, Edgar de
Nome Completo: EDGAR GUIMARAES DE ALMEIDA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ALMEIDA, EDGAR DE

ALMEIDA, Edgar de

*dep. fed. RJ 1967-1971.

 

Edgar Guimarães de Almeida nasceu em Santo Antônio de Pádua (RJ) no dia 18 de agosto de 1910, filho de Franklin Ribeiro de Almeida e de Alzira Guimarães de Almeida.

Formou-se médico em 1932 e em janeiro de 1942 tornou-se livre-docente de psiquiatria da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, participou durante os dois anos subseqüentes da Comissão de Seleção de Imigrantes, enviada pelo governo brasileiro à Alemanha e à Áustria. De 1953 a 1957 fez o curso de formação psicanalítica da British Psycho-Analytical Society, em Londres, e posteriormente regressou ao Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Iniciou sua vida política no pleito de novembro de 1966, quando foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Assumindo o mandato em fevereiro de 1967, ainda nesse ano exerceu as funções de secretário da Defesa Civil de seu estado. Permaneceu na Câmara até o final da legislatura, em janeiro de 1971. Não voltou a ocupar nenhum cargo público.

Foi ainda presidente do Serviço Social do Comércio (Sesc), vice-presidente da Federação de Turismo e Hospitalidade do Estado da Guanabara, presidente do Sindicato dos Hospitais do mesmo estado e da Confederação Brasileira das Associações de Hospitais. Foi dono de clínicas médicas e hospitais, como a Clínica Bela Vista e o Hospital Santa Teresa.

Faleceu no dia 31 de julho de 1986, no Rio de Janeiro.

Era casado com Zaira Fortes de Almeida com quem teve um filho. Teve outros dois filhos da união com Erika Worobjow Almeida e casou-se mais tarde com Mercedes Guimarães de Almeida.

Além de ensaios sobre matérias de sua especialidade, publicou Contribuição ao estudo da criminalidade dos menores (1940) e Manifestação gráfica do pensamento esquizofrênico (1942).

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1967-1971); ENTREV. Mercedes Guimarães de Almeida; Grande encic. Delta; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (8).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados