EITEL PINHEIRO DE OLIVEIRA LIMA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LIMA, Eitel de Oliveira
Nome Completo: EITEL PINHEIRO DE OLIVEIRA LIMA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LIMA, EITEL DE OLIVEIRA

LIMA, Eitel de Oliveira

*pref. DF 1955.

 

Eitel Pinheiro de Oliveira Lima nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 22 de agosto de 1908, filho de Augusto Moreira de Barros Oliveira Lima e de Quenciana Pinheiro de Oliveira Lima.

Realizou os primeiros estudos em escola pública e o secundário no Colégio Paula Freitas, diplomando-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1929.

Especializando-se em cirurgia, foi interno da Santa Casa de Misericórdia e da Saúde Pública, tornando-se depois médico da Caixa de Aposentadoria e Pensões da Light, cirurgião da Assistência Pública e de diversas clínicas particulares. Foi ainda diretor do Hospital de Pronto-Socorro, chefe do Serviço de Biometria Médica e diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e de Assistência Social da Prefeitura do Distrito Federal, tendo participado também nessa época do Congresso Internacional da Cruz Vermelha.

Em 12 de novembro de 1955, quando exercia o cargo de secretário-geral de Saúde e Assistência da Prefeitura do Distrito Federal, foi designado prefeito, substituindo Alim Pedro em virtude do movimento chefiado pelo general Henrique Teixeira Lott, que depôs o presidente em exercício, Carlos Luz, entregando a chefia da nação a Nereu Ramos. Permaneceu no cargo até 2 de dezembro do mesmo ano, apenas para responder pelo expediente burocrático, sem chegar a estabelecer nenhum programa de governo. Transmitiu a prefeitura a Francisco Sá Lessa.

Tornou-se membro do Instituto Brasileiro de História da Medicina, da Sociedade Brasileira de Gastrenterologia, da Société Internationale de Chirurgie e da Société Française de Chirurgie.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 14 de abril de 1987.

Era casado com Elta Aquino de Oliveira Lima, com quem teve sete filhos.

Publicou diversas obras científicas relacionadas à sua especialidade médica.

 

FONTES: COUTINHO, A. Brasil; Globo (15/4/87); HIRSCHOWICZ, L. Contemporâneos; Jornal do Brasil (19/4/87); REIS, J. Prefeitos; REIS, J. Rio.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados