ERNESTO DA SILVEIRA BAGDOCIMO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BAGDÓCIMO, Ernesto
Nome Completo: ERNESTO DA SILVEIRA BAGDOCIMO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BAGDÓCIMO, ERNESTO

BAGDÓCIMO, Ernesto

*pres. UNE 1945-1946.

Ernesto da Silveira Bagdócimo nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 14 de dezembro de 1921, filho de Ernesto Alves Bagdócimo e de Mariana da Silveira Bagdócimo.

Estudou no Colégio Santo Inácio e cursou a Faculdade Católica de Direito onde foi eleito, por três anos consecutivos, presidente do diretório acadêmico. Em setembro de 1944 elegeu-se presidente da União Metropolitana dos Estudantes (UME) do então Distrito Federal. Em julho do ano seguinte, por ocasião do VIII Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi eleito presidente dessa entidade, o que representou importante vitória para a União Democrática Nacional (UDN), da qual era partidário. Apesar de constituída por estudantes udenistas, a nova diretoria da UNE não era reacionária, apenas divergindo do apoio dado por setores estudantis esquerdistas ao presidente Getúlio Vargas após a anistia concedida em abril.

No pleito de dezembro de 1945 candidatou-se à Assembléia Nacional Constituinte na legenda da UDN, alcançando apenas uma suplência.

Em julho do ano seguinte encerrou seu mandato na presidência da UNE, sendo substituído por José Bonifácio Coutinho Nogueira (1946-1947). Nesse mesmo ano bacharelou-se em direito.

Tornou-se mais tarde procurador do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

FONTE: ENTREV. BIOG.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados