FONTENELLE, MANUEL BENICIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FONTENELLE, Manuel Benício
Nome Completo: FONTENELLE, MANUEL BENICIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FONTENELLE, MANUEL BENÍCIO

FONTENELLE, Manuel Benício

*const. 1946; dep. fed. DF 1946-1951.

 

Manuel Benício Fontenelle nasceu em Itaocara (RJ) no dia 22 de fevereiro de 1902, filho de Fernando Bacelar Fontenelle e de Maria Viana Fontenelle.

Cursou o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Empregado na indústria têxtil, foi professor da Escola Técnica Fluminense e da Escola Normal de Comércio. Organizador dos trabalhadores têxteis, presidiu o Sindicato de Mestres e Contramestres na Indústria de Fiação e Tecelagem do Rio de Janeiro, além de colaborar na fundação de sindicatos da categoria em diversas cidades dos estados do Rio, Minas Gerais e São Paulo. Secretário da União Geral dos Sindicatos de Empregados do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, participou do I Congresso Nacional de Delegados-Eleitores.

Filiado ao recém-fundado Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de que foi o primeiro presidente no Distrito Federal, elegeu-se em dezembro de 1945 deputado à Assembléia Nacional Constituinte pelo Distrito Federal. Assumiu o mandato em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos constituintes e, após a promulgação da nova Constituição (setembro de 1946), passou a exercer o mandato ordinário. Membro da Comissão de Tomada de Contas da Câmara, em 1949 tornou-se integrante do conselho deliberativo e do conselho consultivo do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN), que se batia pelo monopólio estatal do petróleo. Na Câmara Federal, foi ainda vice-líder e líder interino do PTB.

Candidato à reeleição em 1950, obteve apenas uma suplência, deixando o mandato de deputado em janeiro de 1951. Vice-presidente regional do PTB, tornou-se em seguida delegado regional do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) no Distrito Federal.

Faleceu no Rio de Janeiro em fevereiro de 1978.

Foi casado com Jacira Gomes Fontenelle, com quem teve cinco filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CARVALHO, E. Petróleo; Diário do Congresso Nacional; Jornal do Brasil (13/2/78); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1 e 2).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados