FONTOURA, VIDAL DA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FONTOURA, Vidal da
Nome Completo: FONTOURA, VIDAL DA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FONTOURA, VIDAL DA

FONTOURA, Vidal da

*min. TCU 1981-1984.

 

Vidal da Fontoura nasceu em Colombo (PR) no dia 2 de dezembro de 1917, filho de Augusto Isidoro da Fontoura e de Ema Luísa Hoffmann da Fontoura.

Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Completou cursos de ciências das finanças, no Instituto Comercial do Paraná, e de ciências políticas e sociais no Instituto Brasileiro de Ciências Políticas e Sociais, no Rio de Janeiro. Nesta cidade fez também o curso de geografia econômica, política e cultural no Instituto Rio Branco (do Ministério das Relações Exteriores).

Integrou, como advogado, a equipe de Adolfo Konder. Em 1949 tornou-se auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), exercendo as funções de ministro.

Em 1959, na qualidade de delegado do Brasil, participou do III Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle das Finanças Públicas, realizado no Rio de Janeiro.

Atuou no Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda, órgão de assessoramento do Ministro da Fazenda, na função de técnico. Teve função semelhante na Comissão de Controle dos Acordos de Washington. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Paraná e um dos fundadores do Centro Cultural Acadêmico Ronald de Carvalho.

Como delegado, compareceu ao VI Congresso dos Tribunais de Contas, em Brasília, no ano de 1972. Dois anos depois, na mesma função, participou do Congresso de Tribunais (em São Paulo) e do VII Congresso dos Tribunais de Contas (Belém do Pará).

Em 1981, foi nomeado ministro do TCU na gestão do presidente da República general João Batista de Figueiredo. Foi representante do TCU na Reunião do Comitê Coordenador do VII Congresso Latino-Americano de Entidades Fiscalizadoras Superiores (CLADEFS), em San Juan (Porto Rico), em 1982, deixou o cargo que ocupava no Tribunal em 1984.

 

FONTES: Jornal do Brasil (6/11/75); Perfil (1975, 1976 e 1980); TCU. Dados (1893-1990).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados