FRANCA FILHO, ANTONIO RIBEIRO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FRANÇA FILHO, Antônio Ribeiro
Nome Completo: FRANCA FILHO, ANTONIO RIBEIRO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FRANÇA FILHO, ANTÔNIO RIBEIRO

FRANÇA FILHO, Antônio Ribeiro

*dep. fed. prof. 1935-1937.

 

Antônio Ribeiro França Filho nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 10 de dezembro de 1905, filho de Antônio Ribeiro França e Amélia Oliveira dos Santos França.

Fez seus estudos primário e secundário no Externato Santo Antônio Maria Zacarias, e os estudos superiores na Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, ambos os estabelecimentos no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1932, foi um dos fundadores do Sindicato dos Lojistas do Rio de Janeiro, do qual foi diretor em diversos períodos e presidente de dezembro de 1933 a dezembro de 1934.

Também comerciante e industrial, em 1934 foi eleito representante dos empregadores do comércio, tornando-se deputado federal classista. Tomou assento na Câmara em maio de 1935, e, indicado para membro da Comissão de Finanças, sofreu oposição da bancada paulista, que, apoiada pelo líder da maioria Raul Fernandes, pretendia que as comissões mais importantes fossem atribuídas aos deputados profissionais de São Paulo. Apesar dessa oposição, França Filho representou sua bancada naquela comissão, permanecendo na Câmara até novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Entre 1935 e 1945, foi membro do Conselho Nacional do Trabalho. Em setembro de 1945 tornou-se membro da junta diretiva provisória que esteve à frente da Confederação Nacional do Comércio até a posse da primeira diretoria oficialmente eleita em janeiro de 1946. Foi diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, e nas eleições de maio de 1951 para a presidência dessa entidade, apesar de apoiado por João Daudt d’Oliveira, foi derrotado por Carlos Brandão Martins de Oliveira.

França Filho foi ainda sócio-chefe da firma França & Cia., proprietário da Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, presidente da Companhia Agrícola Industrial Colombo, presidente da Usina Açucareira Porto Real, diretor da Companhia Nacional de Engenharia e Arquitetura, diretor da Companhia Imobiliária Tamoio, diretor da filial no Rio de Janeiro do Banco Mercantil de São Paulo e presidente da Federação Nacional de Turismo e Hospitalidade.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1993.

Era casado com Elvira Caldeira França.

 

FONTES: BARROS, E. Associação; Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; CONF. NAC. COMÉRCIO. 20; Diário do Congresso Nacional; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; INF. Sindicato dos Lojistas; INF. Luís Caldeira; RACHE, P. Outros; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados