Francisco Floriano de Sousa Silva

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FLORIANO, Francisco
Nome Completo: Francisco Floriano de Sousa Silva

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

FLORIANO, Francisco

*dep. fed. RJ 2011-

 

Francisco Floriano de Sousa Silva nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de setembro de 1959, filho de Evaristo Lopes da Silva e Maria de Sousa Silva.

Evangélico, trabalhou como radialista e locutor na Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro, na Rádio São Paulo, Rádio Capital e Rádio Mulher, as três últimas de São Paulo. Como apresentador de televisão, trabalhou na TV Record do Rio de Janeiro. Foi também publicitário e gerente comercial.

No âmbito político, foi subsecretário de Trabalho da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (RJ) e secretário parlamentar do Senado Federal.

Em 2004, candidatou-se a vereador na cidade do Rio de Janeiro pela legenda do Partido Trabalhista Nacional (PTN), mas não foi eleito. Foi igualmente derrotado no pleito de 2008, quando novamente concorreu à Câmara dos Vereadores, desta vez pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC).

Em 2010, candidatou-se e foi eleito deputado federal, com quase 60 mil votos, sob a legenda do Partido da República (PR). Na Câmara dos Deputados, foi membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Seguridade Social e Família, além da Comissão Especial do Código Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi, também, membro suplente da Comissão de Viação e Transportes e um dos vice-líderes do bloco político constituído por seu partido, Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Republicano Progressista (PRP) e outros.

 

Raimundo Helio Lopes

 

FONTES: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br>. Acesso em 01/10/2014; Portal Excelências. Disponível em: <http://www.excelencias.org.br/index.php>. Acesso em 01/10/2014; Portal do Partido da República. Disponível em: <http://www.partidodarepublica.org.br/partido/index.php>. Acesso em 01/10/2014; Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br. Acesso em 01/10/2014; Portal UOL. Disponível em: <http://www.uol.com.br>. Acesso em 01/10/2014.         

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados