GABEIRA, GILBERTO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GABEIRA, Gilberto
Nome Completo: GABEIRA, GILBERTO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GABEIRA, GILBERTO

GABEIRA, Gilberto

*const. 1934.

Gilberto Gabeira nasceu em Vitória, filho de Gabriel Luís Gabeira e de Regina Nunes de Oliveira Gabeira.

Iniciou os estudos em sua cidade natal e mais tarde tornou-se funcionário da Companhia Central Brasileira de Força Elétrica. Eleito em 20 de julho de 1933 como representante profissional dos empregados, foi deputado classista à Assembléia Nacional Constituinte (ANC), cumprindo o mandato de novembro de 1933 a abril de 1935 e participando da elaboração da Constituição de 1934.

No pleito de outubro de 1934, elegeu-se deputado à Assembléia Constituinte do Espírito Santo, que além de votar a nova Constituição do estado estava também encarregada de eleger o governador e dois senadores federais. Era o único representante do Partido Proletário naquela Câmara. Em 1935, a eleição do interventor João Punaro Bley para o governo do Espírito Santo esteve na dependência do voto de Gilberto Gabeira, cujo partido integrava a oposição. Em suas memórias, Punaro Bley afirma que Gabeira mudou de lado ao sabor do dinheiro que lhe era oferecido por cada uma das facções e terminou por confirmar seu alinhamento ao oposicionista Partido da Lavoura. Não obstante, nova composição com setores desse partido conduziu à eleição de Bley, que governaria o estado até 1943.

FONTES: ARQ. JOÃO PUNARO BLEY; ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais; CÂM. DEP. Deputados; GODINHO, V. Constituintes; SILVA, H. 1935.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados