GALLART, CLEBER

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GALLART, Cleber
Nome Completo: GALLART, CLEBER

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GALLART, CLÉBER

GALLART, Cléber

*militar; pres. INPS 1970-1972.

 

Cléber Gallart nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 16 de junho de 1930, filho de Timóteo Gallart e de Zilda Raposo Gallart.

Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de onde saiu aspirante da arma de artlharia em 1952. Em 1956 fez o curso de artilharia da costa, na Escola de Artilharia de Costa. Bacharelou-se em matemática pela atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1959, licenciando-se nesse curso no ano seguinte.

Em sua carreira militar foi ajudante de ordens do chefe do Gabinete Militar da Presidência da República no governo de Ranieri Mazilli e dos comandantes da Artilharia de Costa da 1ª Região Militar (1ª RM), generais Augusto de Araújo Correia Lima, Joaquim Justino Alves Bastos e Valdemar Pio dos Santos. Comandou ainda a Bateria Comando do Quartel-General da Artilharia de Costa da 1ª RM.

Presidiu o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) no período de 6 de agosto de 1970 a 1º de setembro de 1972. Além de ter ocupado a presidência do INPS, Cléber Gallart exerceu outros cargos nessa instituição, entre os quais o de consultor do presidente. Foi ainda subchefe do gabinete do Ministério do Trabalho e Previdência Social, membro do conselho do Programa Especial de Bolsas de Estudo (PEBE) desse ministério e do conselho nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Na UERJ foi professor de matemática do Instituto de Matemática, chefe de gabinete do reitor e membro do conselho deliberativo da Associação dos Diplomados daquela universidade. Representou o reitor dessa universidade no intercâmbio cultural com o Departamento de Estado do governo norte-americano.

Foi ainda assessor administrativo do diretor-presidente da Companhia Química de Laminados (Formiplac) e da Empresa BH Engenharia S.A., chefe de gabinete do presidente da Confederação Nacional da Indústria, técnico de estudos e pesquisas e assessor do diretor secretário, também nessa instituição.

Ainda como professor, lecionou no Colégio de Aplicação da UERJ e em diversos colégios particulares.

Faleceu no dia 5 de junho de 2009.

Casado com Cilene Castelhões Gallart, teve dois filhos.

 

FONTES: CORRESP. INST. NAC. PREV. SOC.; CURRIC. BIOG.; Perfil (1972); UERJ – Nota de falecimento.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados