GALVAO, JOAO BATISTA FONTES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GALVÃO, João Batista Fontes
Nome Completo: GALVAO, JOAO BATISTA FONTES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GALVÃO, JOÃO BATISTA FONTES

GALVÃO, João Batista Fontes

*rev. 1935.

João Batista Fontes Galvão nasceu em 1902 no Rio Grande do Norte.

Após terminar seus estudos em seu estado natal, passou a trabalhar como secretário do Colégio Ateneu.

Participou da revolta comunista deflagrada em Natal no dia 23 de novembro de 1935, que envolveu sobretudo cabos, sargentos, operários e funcionários públicos sob a direção da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Com o controle da capital e de algumas cidades do interior do Estado, João foi eleito, por aclamação em praça pública, membro da junta governativa provisória constituída pelos revoltosos, foi designado, após a fuga do governador do Rio Grande do Norte Rafael Fernandes, ministro da Viação e Obras Públicas. Nesse cargo, que ocupou por três dias, decretou a gratuidade dos transportes coletivos no estado, medida que não chegou a ser implantada. O movimento foi derrotado no dia 27 de novembro por tropas do Exército e das polícias dos estados vizinhos. Rafael Fernandes retornou ao palácio e Galvão, após passar uma semana refugiado no interior do estado, em Canguaretama, com os demais membros da junta, acabou por se render. Todos os revoltosos foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional e condenados à prisão.

João Batista Fontes Galvão foi condenado à pena de dez anos de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional (TSN), no dia 9 de agosto de 1938.

Posto em liberdade dez meses depois, dirigiu-se para o alto Amazonas, onde trabalhou com borracha. Posteriormente transferiu-se para a fronteira com a Venezuela, dedicando-se ali ao comércio. Na década de 1960 retornou a Natal e abriu um escritório de advocacia.

Foi também jornalista.

FONTES: COSTA, H. Insurreição; LEVINE, R. Vargas; PACHECO, E. Partido; PESSANHA, E. Partido; PINHEIRO, P. Estratégias; SEGATTO, J. PCB; SILVA, H. 1935; VIANA, M. Revolucionários.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados