GUIMARAES, HOSANA DE CAMPOS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GUIMARÃES, Hosaná de Campos
Nome Completo: GUIMARAES, HOSANA DE CAMPOS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GUIMARÃES, HOSANÁ DE CAMPOS

GUIMARÃES, Hosaná de Campos

*gov. GO 1950-1951.

 

Hosaná de Campos Guimarães nasceu em Planaltina (GO), hoje Distrito Federal, no dia 31 de outubro de 1905, filho de Salviano Monteiro Guimarães e de Olívia de Campos Guimarães.

Formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1929. No ano seguinte voltou para sua cidade natal, onde instalou seu consultório médico.

Em 1947 assumiu o cargo de vice-governador de Goiás, tendo substituído em julho de 1950 Jerônimo Coimbra Bueno no governo do estado. Em janeiro de 1951, transferiu o cargo a Pedro Ludovico Teixeira, eleito no pleito de outubro do ano anterior.

Em 1960 tornou-se chefe de um posto de atendimento médico do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), criado em Planaltina em setembro deste mesmo ano por ocasião da inauguração de Brasília. Desempenhou este cargo até aposentar-se compulsoriamente em 1975. Paralelamente a esta atividade profissional, em 1968 tornou-se conselheiro do Fundo Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, função que desempenhou até 1975.

Produtor rural no Distrito Federal, Hosaná Guimarães foi ainda prefeito de Planaltina, secretário de economia do governo de Goiás, fundador da Cooperativa dos Produtores de Leite de Brasília (Coopermida), presidente do Sindicato Rural de Brasília, além de membro da Associação Goiana de Pecuária, da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro de Uberaba (MG) e da Academia de Letras e Artes do Planalto.

Faleceu em Brasília no dia 9 de novembro de 1997.

Era casado com Alice da Silva Guimarães, com quem teve quatro filhos. Seu genro e sobrinho, Salviano Antônio Guimarães Borges, foi eleito deputado distrital em outubro de 1990, exercendo o mandato entre 1991 e 1995, tendo sido o primeiro presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

FONTES: Grande encic. Delta; INF. Maria Alice Guimarães Borges.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados