HEITOR ANNES DIAS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DIAS, Annes
Nome Completo: HEITOR ANNES DIAS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
DIAS, ANNES

DIAS, Annes

*const. 1934; dep. fed. RS 1935-1937.

 

Heitor Annes Dias nasceu em Cruz Alta (RS) no dia 19 de julho de 1884, filho de Lúcio Annes Dias e de Balbina Lopes Dias.

Estudou no Colégio Conceição, em São Leo- poldo (RS), e bacharelou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1905, apresentando a tese Ruídos musicais do coração, com a qual se tornou um dos pioneiros dos estudos sobre a influência das flutuações barométricas nas cardiopatias e outras doenças.

Em 1908 obteve a primeira colocação no concurso para professor catedrático de medicina legal na faculdade pela qual se formara e onde trabalharia até 1933. Lecionou a mesma disciplina na Faculdade de Direito de Porto Alegre a partir de 1917, cuja cátedra assumiu definitivamente em 1931. Entre 1923 e 1925 exerceu a presidência da Sociedade de Medicina de Porto Alegre.

Após a Revolução Constitucionalista de 1932 integrou o chamado Tribunal de Honra convocado por José Antônio Flores da Cunha, interventor no Rio Grande do Sul, para se defender das denúncias feitas por líderes gaúchos exilados, que o acusavam de traição a compromissos assumidos com os rebeldes paulistas, responsabilizando-o, assim, pela derrota do movimento.

Em maio de 1933 elegeu-se deputado pelo Rio Grande do Sul à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Republicano Liberal (PRL). Transferindo-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, iniciou seu mandato em novembro de 1933 e passou a ministrar a disciplina de clínica médica na Faculdade Nacional de Medicina. Como deputado constituinte apresentou proposições contra o divórcio e sobre endemias rurais. Em outubro de 1934 foi eleito deputado federal, permanecendo na Câmara do início da legislatura, em maio de 1935, até novembro de 1937, quando, com a implantação do Estado Novo, foram dissolvidos os órgãos legislativos do país. De 1941 a 1942 presidiu a Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro. Participou dos oitavo e nono congressos brasileiros de medicina, de congressos de medicina em Buenos Aires e Montevidéu, do Congresso de Cosmobiologia de Nice, na França, e de diversos outros no Brasil e no exterior. Foi também membro honorário de sociedades de medicina do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Buenos Aires, de Berlim e de Montevidéu, da Sociedade de Higiene Mental do Rio de Janeiro e da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro.

Faleceu no Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1943.

Era casado com Carolina de Revoredo Annes Dias, com quem teve quatro filhos.

Publicou Diabetes (em colaboração, 1936), Lições de clínica médica (8v.) e Lições de metabologia clínica (3v.).

 

 

FONTES: ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais (1); Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; Câm. Dep. seus componentes; CASCUDO, L. História; Diário do Congresso Nacional; GODINHO, V. Constituintes; Grande encic. Delta; Grande encic. portuguesa; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; Jornal do Comércio, Rio (9/1/44); MELO, L. Subsídios; SILVA, H. 1934; VELHO SOBRINHO, J. Dic.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados