HERON LIMA DOMINGUES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DOMINGUES, Heron
Nome Completo: HERON LIMA DOMINGUES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
DOMINGUES, HERON

DOMINGUES, Heron

*jornalista.

 

Heron Lima Domingues nasceu em São Gabriel (RS) no dia 4 de junho de 1924, filho de Gabriel Pedrosa Domingues e de Gelsa Lima Domingues.

Fez seus estudos no Ginásio Anglo-Rio-Grandense, de São Gabriel, no Ginásio Nossa Senhora do Rosário e em cursos pré-jurídicos de Porto Alegre.

Ingressou no jornalismo como locutor, em 1941, na Rádio Gaúcha de Porto Alegre, ocasião em que noticiou o bombardeio japonês à base norte-americana de Pearl Harbor. Mais tarde trabalhou, também como locutor, na Rádio Farroupilha e na Rádio Difusora, ambas na capital gaúcha. Transferindo-se em 1944 para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, ingressou na Rádio Nacional, onde passou a apresentar o Repórter Esso, permanecendo até 1962 como locutor desse programa noticioso, que se tornaria um dos mais importantes do rádio brasileiro. Organizou a seção de jornais falados da Rádio Nacional em 1948, e mais tarde veio a ocupar a direção dessa emissora.

Em 1962, passou do radiojornalismo para o telejornalismo, ingressando como comentarista na TV Rio, cujo telejornal inaugurou dois anos depois. Associando-se aos proprietários da TV Continental em 1966, foi seu diretor durante seis meses, tendo mais tarde dirigido um programa na TV Tupi. Em 1972 passou a trabalhar na TV Globo, onde foi apresentador do Jornal nacional e em seguida do Jornal internacional, programa no qual apresentou sua última notícia: a renúncia de Richard Nixon ao governo dos EUA, em agosto de 1974.

Redator da agência noticiosa United Press, atuou ainda como colunista e comentarista em vários jornais do país, e como redator e narrador de jornais cinematográficos. Foi também professor do curso de jornalismo e opinião da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de agosto de 1974.

Foi casado com Jacira Domingues, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTES: Almanaque Abril (1975); COUTINHO, A. Brasil; Grande encic. Delta; Jornal do Brasil (10/8/74); REIS, A. Bibliografia bras.; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; Who’s who in Brazil.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados