HEUSER, SIEGFRIED

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: HEUSER, Siegfried
Nome Completo: HEUSER, SIEGFRIED

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
HEUSER, SIEGFRIED

HEUSER, Siegfried

*dep. fed. RS 1983-1986.

 

Emanuel Siegfried Heuser nasceu em Santa Cruz do Sul (RS) no dia 22 de outubro de 1919, filho de Cristiano Emanuel Heuser e de Ida Heuser.

Técnico em contabilidade, posteriormente bacharelou-se em ciências econômicas e em ciências contábeis e atuariais.

Iniciou sua carreira na administração pública como secretário dos Negócios da Fazenda e dos Negócios da Economia do Rio Grande do Sul. Nas eleições de novembro de 1966 elegeu-se deputado à Assembléia Legislativa gaúcha na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Assumindo sua cadeira em fevereiro seguinte, reelegeu-se em novembro de 1970, 1974 e 1978.

Em função da aprovação do fim do bipartidarismo pelo Congresso Nacional, em 21 de novembro de 1979, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), criado para substituir o extinto MDB.

Na nova agremiação, elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Sul no pleito de novembro de 1982, sendo empossado em fevereiro do ano seguinte, após ter concluído o mandato estadual. Durante os trabalhos legislativos na Câmara, foi membro da Comissão de Economia, Indústria e Comércio e suplente da Comissão de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas.

Em 25 de abril de 1984, votou a favor da emenda Dante de Oliveira, que previa o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da República ainda em novembro daquele ano. A proposta não alcançou o número de votos necessários para ser enviada ao Senado Federal, ficando a sucessão presidencial para ser mais uma vez decidida pela via indireta no Colégio Eleitoral, reunido em janeiro de 1985. Nesta ocasião, Heuser apoiou a candidatura oposicionista de Tancredo Neves, que foi eleito presidente pela Aliança Democrática, coligação do PMDB com a dissidência do Partido Democrático Social (PDS) batizada de Frente Liberal. Tancredo, contudo, não chegou a assumir o cargo em 15 de março de 1985, data marcada para sua posse. Acometido por uma diverticulite, veio a falecer em 21 de abril seguinte, sendo substituído na presidência por seu vice José Sarney, que vinha exercendo a função interinamente.

Vitimado por uma pneumonia, Siegfried Heuser faleceu no dia 29 de março de 1986, em pleno exercício do mandato.

Teve cinco filhos.

 

FONTE: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1983-1987).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados