JOAO FERREIRA DE MORAIS JUNIOR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MORAIS JÚNIOR, João Ferreira de
Nome Completo: JOAO FERREIRA DE MORAIS JUNIOR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MORAIS JÚNIOR, JOÃO FERREIRA DE

MORAIS JÚNIOR, João Ferreira de

*dep. fed. prof. 1935-1937.

João Ferreira de Morais Júnior nasceu em Minas Gerais no dia 28 de outubro de 1885, filho de João Ferreira de Morais e de Balbina Matos de Morais.

Concluiu os estudos primários em 1899 e os secundários em 1906 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Formou-se em ciências econômicas pela Escola Superior de Comércio dessa cidade em 1916.

Contador e administrador de empresas, foi contador-geral da República e, entre 1922 e 1924, chefe de gabinete de Rafael de Abreu Sampaio Vidal, ministro da Fazenda de Artur Bernardes. Em 1934 elegeu-se deputado federal classista, assumindo o mandato em agosto do ano seguinte. Permaneceu na Câmara dos Deputados até o dia 10 de novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país.

Posteriormente exerceu o cargo de diretor da Companhia Sul América de Capitalização e de superintendente da Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida.

Foi presidente do Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro e da Federação Brasileira de Contabilistas, além de membro efetivo da Sociedade Brasileira de Economia Política, do Sindicato de Economistas do Rio de Janeiro, da Liga de Comércio e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Presidiu o I, o II, o III e o IV congressos brasileiros de Contabilidade.

Casou-se com Edite Ferreira de Morais, com quem teve dois filhos.

Publicou Instruções para o serviço de escrituração por partidas dobradas nas repartições do Brasil, Regulamento geral do Código de Contabilidade Pública, As cinco contas gerais, Tendências modernas da contabilidade, Do empenho das despesas públicas, Novo projeto do Código de Contabilidade Pública (em colaboração), Discursos e pareceres na Câmara dos Deputados.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados