JOAO FERREIRA LIMA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LIMA, Ferreira
Nome Completo: JOAO FERREIRA LIMA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LIMA, FERREIRA

LIMA, Ferreira

*dep. fed. prof. 1935-1937; const. 1946; dep. fed. PE 1946-1955.

 

João Ferreira Lima nasceu em Nazaré, atual Nazaré da Mata (PE), no dia 18 de novembro de 1895, filho de Antônio Ferreira Lima e de Maria Pessoa Lima.

Realizou os estudos primários em Aliança (PE) e os secundários no Colégio Salesiano de Recife. Transferindo-se para Salvador em 1914, cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual se diplomou em 1919. De volta a seu estado natal, tornou-se agricultor e higienista, estabelecendo-se também em Campos (RJ) como industrial.

Em 1934, elegeu-se deputado federal classista como representante profissional dos empregadores da lavoura e da pecuária. Elegeu-se ainda, em outubro desse ano, deputado à Assembléia Constituinte pernambucana, mas optou pelo mandato federal, exercendo-o de maio de 1935 a novembro de 1937, quando o golpe do Estado Novo suprimiu todos os órgãos legislativos do país.

Diretor do conselho administrativo da Caixa Econômica Federal de Pernambuco e do conselho administrativo da Cooperativa Central dos Banguezeiros de Pernambuco, filiou-se também ao Sindicato Médico de Recife.

Em dezembro de 1945, elegeu-se deputado por Pernambuco à Assembléia Nacional Constituinte na legenda do Partido Social Democrático (PSD), assumindo o mandato em fevereiro de 1946. Com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), passou a exercer o mandato ordinário e tornou-se membro da Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara dos Deputados.

No pleito de outubro de 1950, reelegeu-se deputado federal por Pernambuco na legenda do PSD, partido do qual pouco depois se desligou para ingressar no Partido Social Progressista (PSP). No pleito de outubro de 1954, conseguiu apenas uma suplência de deputado federal na legenda da Frente Democrática Pernambucana, constituída pelo PSP, o PSD, o Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Libertador (PL) e o Partido de Representação Popular (PRP). Em janeiro de 1955, concluído o mandato, deixou a Câmara.

Concorreu ao pleito de outubro de 1958, mas obteve mais uma vez apenas uma suplência, sempre na legenda da Frente Democrática Pernambucana, que contava então com duas novas adesões, a do Partido Republicano Trabalhista (PRT) e do Partido Social Trabalhista (PST). Também dessa vez não exerceu o mandato.

Faleceu em 1959.

Era casado com Lísia Cardoso Ferreira, de quem teve seis filhos.

Publicou Da emetina no tratamento das esplenomegalias.

 

 

FONTES: Boletim. Min Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; Diário do Congresso Nacional; Grande encic. Delta; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; MACEDO, N. Aspectos; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados