JOAO SUSSUMU HIRATA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: HIRATA, Sussumu
Nome Completo: JOAO SUSSUMU HIRATA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
HIRATA, SUSSUMU

HIRATA, Sussumu

*dep. fed. SP 1963-1974.

 

João Sussumu Hirata nasceu em São Manuel (SP) no dia 20 de novembro de 1914, filho de Joiti Hirata e de Yuki Hirata.

Iniciou os estudos no Grupo Escolar de Guaiçara (SP), transferindo-se posteriormente para o Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo, onde concluiu o primário. Cursou o secundário no Ginásio Santo Alberto, também na capital paulista, concluindo-o em 1935. Diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1940, no ano seguinte viajou para o Japão a fim de realizar um curso de aperfeiçoamento em direito, tendo integrado em 1943 o Departamento de Direito da Universidade Imperial de Tóquio. De volta a São Paulo em 1951, tornou-se consultor jurídico do consulado japonês, da Câmara de Comércio Japonesa e da Cooperativa Agrícola Bandeirante.

Ingressou na carreira política através da União Democrática Nacional (UDN), elegendo-se deputado estadual em São Paulo na legenda desse partido no pleito de outubro de 1954. Empossado em fevereiro do ano seguinte, reelegeu-se em outubro de 1958, sempre na legenda udenista. Durante sua permanência na Assembléia Legislativa paulista, integrou a Comissão de Economia e centrou sua atuação na defesa da lavoura e no combate ao analfabetismo. Ainda nesse período foi membro de uma delegação de deputados paulistas que visitou o Japão e Hong Kong.

Em outubro de 1962 elegeu-se deputado federal por São Paulo na mesma legenda e, concluindo o mandato estadual em janeiro de 1963, em fevereiro seguinte assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. Membro da Comissão de Justiça e Legislação Social da Câmara, em 1964 chefiou uma delegação de parlamentares em visita oficial ao Japão e a Formosa. Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar instaurado após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Reeleito sucessivamente deputado federal por São Paulo na legenda arenista nos pleitos de novembro de 1966 e de 1970, nesta última legislatura voltou a integrar como suplente a Comissão de Justiça e Legislação Social da Câmara dos Deputados.

Foi diretor da Sociedade Paulista de Cultura Japonesa.

Faleceu em São Paulo no dia 8 de novembro de 1974, em pleno exercício do mandato.

Era casado com Cecília Mitsuko Hirata, com quem teve sete filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (5 e 6); Eleitos; Jornal do Brasil (8/11/74); Perfil (1972); SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3, 4, 6, 8 e 9).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados