JOAQUIM CANUTO MENDES DE ALMEIDA

Nome Completo: JOAQUIM CANUTO MENDES DE ALMEIDA

ALMEIDA, Canuto Mendes de

*proc.-ger. Rep. 1961.

Joaquim Canuto Mendes de Almeida nasceu na cidade de São Paulo em 28 de abril de 1906, filho de Ângelo Mendes de Almeida e de Jesuína de Figueiredo Mendes de Almeida.

Fez os primeiros estudos no Ginásio Nossa Senhora do Carmo e no Externato Alfredo Paulino, em sua cidade natal. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1929 e no ano seguinte foi nomeado promotor público da comarca de Capão Bonito (SP). Em seguida foi transferido para Tatuí (SP), onde permaneceu até 1932. De 1932 a 1939, foi promotor público da comarca de São Paulo. Em 1937 recebeu o grau de doutor e em 1939 foi nomeado professor catedrático de direito judiciário da Faculdade de Direito de São Paulo.

Nas eleições de 1945, foi candidato a senador por São Paulo na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo sido derrotado por seu companheiro de legenda Alexandre Marcondes Filho. Foi procurador-geral da República de 6 de abril a 8 de setembro de 1961, durante o governo de Jânio Quadros.

Paralelamente à carreira de jurista, a partir de 1926 exerceu o jornalismo, tendo colaborado no Diário da Noite, no Diário de São Paulo, em O Estado de S. Paulo e na Revista Judiciária. Foi também membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Faleceu em São Paulo no dia 28 de outubro de 1990.

Publicou Cinema contra cinema (1931), A contrariedade na instrução criminal (1937), Ação penal, análises e confrontos (1938) e  A reforma da Constituição.

FONTES: CORRESP. PROC. GER. REP.; Encic. Mirador; INF.BIOG. Disponível em: <http://www.pgr.mpf.gov.br/procurador-geral/galeria/biografia-de-joaquim-canuto-mendes-de-almeida>. Acesso em: 22 out. 2009; MELO, L. Dic.; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem.