JOBIM, MANUEL ANISIO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: JOBIM, Manuel Anísio
Nome Completo: JOBIM, MANUEL ANISIO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
JOBIM, MANUEL ANÍSIO

JOBIM, Manuel Anísio

*sen. AM 1951-1955.

 

Manuel Anísio Jobim nasceu em Anadia (AL) no dia 27 de março de 1877, filho do professor Nicodemus de Sousa Moreira Jobim e de Hermesinda Gomes de Sousa Castro Jobim.

Fez os estudos primários e secundários no Liceu Alagoano, em Maceió, matriculando-se em seguida na Faculdade de Direito de Recife, pela qual se bacharelou em ciências jurídicas e sociais em 1902. De volta a Alagoas, ocupou interinamente o cargo de procurador-geral do estado e atuou como promotor público da comarca de Maragogi. Nomeado juiz substituto do termo judiciário de Euclides Malta, atual Capela, de lá foi removido para a comarca da capital, onde exerceu a mesma função durante dois quadriênios. Nessa época colaborou em O Gutemberg, no Diário de Alagoas e no Jornal de Alagoas.

Em fins de março de 1910 transferiu-se para o Amazonas como juiz municipal de Manacapuru, de onde foi removido para exercer o mesmo cargo em Itacoatiara (AM). Nomeado em 1916 juiz de direito na comarca de Coari, em 1927 exerceu essa função na de Rio Negro, sempre em território amazonense. Com a vitória da Revolução de Outubro de 1930, foi transferido no mês seguinte para o juizado de direito da 1ª Vara de Manaus e, em seguida, comissionado procurador-geral do estado. Deixando essas funções, tornou-se chefe de polícia do Amazonas, cargo que exerceu até a posse do capitão Nélson de Melo como interventor federal no estado, em outubro de 1933. Reassumiu então as funções de juiz de direito em Manaus. Eleito membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi promovido em 1942 a desembargador do Tribunal de Apelação do Amazonas.

Extinto o Estado Novo (1937-1945), elegeu-se em janeiro de 1947 suplente do senador amazonense Álvaro Botelho Maia, eleito em dezembro de 1945 na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Com a posse do titular da cadeira no governo do Amazonas, Jobim assumiu o mandato de senador em março de 1951, exercendo-o até janeiro de 1955. Nesse período, foi membro da Comissão de Justiça do Senado.

Foi também professor de direito mercantil, de direito do trabalho e de técnica comercial no Ginásio Maria Auxiliadora, em Manaus, e de introdução ao direito na Faculdade de Direito do Amazonas. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas, do qual foi vice-presidente, à Academia Amazonense de Letras e à Academia Carioca de Letras. Sócio correspondente da Sociedade Brasileira de Geografia, representou o Amazonas no Congresso Nacional de Geografia, reunido em Salvador.

Residia no Rio de Janeiro quando adoeceu gravemente. Removido para Manaus, lá faleceu no dia 13 de junho de 1971.

Era casado com Ester Jobim, com que teve dois filhos.

Publicou Manacapuru (1933), Codajás (1933), A intelectualidade no extremo Norte — contribuição para a história da literatura no Amazonas (1934), Tefé (1937), Moura (1938), São Paulo de Olivença (1940), Benjamim Constant (1944), Itacoatiara (1948), Monografia geográfica do estado do Amazonas — fisiogeografia (1949), Três municípios amazonenses (1967) e O Amazonas na sua história (ensaio antropogeográfico e político), além de colaborações no Jornal do Comércio, em A Capital, O Jornal, Diário da Tarde, A Tarde, Revista de Educação, Boletim Agrícola e Revista do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

 

 

FONTES: BITTENCOURT, A. Dic.; CISNEIROS, A. Parlamentares; Jornal do Comércio, Rio (11/8/40); MACEDO, N. Aspectos; ROQUE, C. Grande; SENADO. Relação; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (7); VELHO SOBRINHO, J. Dic.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados