JORDAN, HANS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: JORDAN, Hans
Nome Completo: JORDAN, HANS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
JORDAN, HANS

JORDAN, Hans

*const. 1946; dep. fed. SC 1946-1951.

 

Hans Jordan nasceu em Joinville (SC) no dia 3 de março de 1892, filho de Henrique Jordan e de Geni Jordan. Seu pai integrou o Clube Republicano de Joinville.

Cursou o Ginásio Catarinense, em Florianópolis, e concluiu seus estudos na Suíça. Retornando a Joinville, assumiu a direção da empresa da família a H. Jordan & Cia.

Começou sua carreira política como vice-prefeito de sua cidade natal, ocupando em 1927 uma cadeira de deputado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Foi também diretor do Instituto Nacional do Mate.

No pleito de dezembro de 1945, candidatou-se a deputado por seu estado à Assembléia Nacional Constituinte na legenda do Partido Social Democrático (PSD), obtendo a segunda suplência. Ocupando sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos constituintes e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946) e a transformação da Assembléia em Congresso ordinário, exerceu o mandato até janeiro de 1951, tendo integrado a Comissão Permanente de Tomada de Contas.

Em seguida voltou a dedicar-se às atividades empresariais, tendo presidido a Associação Comercial e Industrial de Joinville.

Faleceu em Joinville, no dia 21 de março de 1967.

Era casado com Rose Tamm Jordan e teve duas filhas.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. SC. Dicionário político; CABRAL, O. Breve; CABRAL, O. Era; CABRAL, O. História; Diário do Congresso Nacional; Grande encic. Delta; SILVA, G. Constituinte.

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados