ABRÃO, José
*dep. fed. SP 1993-1995.
José Abrão nasceu em Cabrália Paulista (SP) no dia 31 de março de 1945, filho de Fahed Abrão e de Alice Lorena Abrão.
Bacharel pela Faculdade de Direito de Bauru (SP), em 1972, dois anos depois concluiu o curso da Fundação Brasileira de Marketing, em São Paulo.
Filiado ao Partido da Social Democracia (PSDB) desde 1988, candidatou-se a deputado federal em outubro de 1990, obtendo uma suplência. Com a renúncia de André Benassi, eleito para a prefeitura de Jundiaí (SP), José Abrão tomou posse em 4 de janeiro de 1993, logo assumindo a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e de duas Comissões Especiais — a que elaborou a reforma do regimento interno da Câmara dos Deputados e a que deu parecer sobre o programa de estabilização do governo federal. Titular das Comissões de Constituição e Justiça e de Redação, em 1994, exerceu ainda a vice-liderança do partido e foi relator da medida provisória sobre o reajuste das mensalidades escolares.
Durante o mandato votou a favor da criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), fonte suplementar de recursos destinados à saúde, e pela criação do Fundo Social de Emergência (FSE), que permitia ao governo gastar até 20% da arrecadação vinculada às áreas de saúde e de educação. Também apoiou o fim do voto obrigatório.
No pleito de outubro de 1994 concorreu sem êxito à reeleição. Em dezembro, deu parecer favorável ao pedido de licença para que o deputado Sérgio Barcelos, do Partido da Frente Liberal (PFL) do Amapá, fosse processado por ter mandado seqüestrar e espancar dois líderes oposicionistas do seu estado. José Abrão deixou a Câmara dos Deputados ao término da legislatura, em janeiro de 1995. No mês seguinte foi nomeado subsecretário para assuntos políticos da Casa Civil, com a missão de auxiliar o ministro Clóvis Carvalho e articular apoio parlamentar ao Palácio do Planalto.
Fundador da TV Comunitária de Itapetininga e proprietário da Rádio Difusora 2000 de São Paulo, José Abrão trabalhou como repórter em jornais e emissoras de rádio.
Casado com Telma Gambaro Abrão, teve três filhos.
FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); Folha de S. Paulo (15/4 e 18/9/94, 18/2/95); Globo (28/10/96, 25/5/97).