JOSE ALDO DOS SANTOS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALDO, José
Nome Completo: JOSE ALDO DOS SANTOS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ALDO, JOSÉ

ALDO, José

*dep. fed. MG 1991-1994.

 

José Aldo dos Santos nasceu em São Tiago (MG) no dia 30 de maio de 1942, filho de José Geraldo dos Santos e de Maria Loreto dos Santos.

Em 1964 ingressou na Faculdade de Agronomia da Universidade de São Paulo (USP), graduando-se em 1968.

Em 1984 filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Engenheiro agrônomo e empresário, elegeu-se em outubro de 1990 deputado federal por Minas na legenda do Partido das Reformas Sociais (PRS), integrando como titular, na legislatura iniciada em fevereiro do ano seguinte, a Comissão de Agricultura e Política Rural. Ainda em 1991 foi suplente da Comissão de Relações Exteriores.

Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro, votou a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, acusado de crime de responsabilidade por ter-se envolvido numa rede de corrupção comandada por Paulo César Farias, que lhe servira como tesoureiro durante a campanha eleitoral. No dia 2 de outubro, o vice Itamar Franco assumiu interinamente a presidência. Com o processo ainda em andamento no Senado, e vislumbrando escassas possibilidades de recuperar o cargo, Collor renunciou ao mandato em 29 de dezembro esperando livrar-se de uma pena de oito anos de inelegibilidade, manobra afinal frustrada. Acolhida a renúncia, Itamar foi efetivado na presidência da República.

Em setembro de 1993, José Aldo deixou o PRS e filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Ao longo de sua vida profissional, foi presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, diretor-proprietário da Citrosantos Ltda. e engenheiro agrônomo da Carteira de Crédito Rural do Banco do Estado de São Paulo.

Faleceu no dia 15 de maio de 1994, num acidente de carro, perto de Oliveira (MG). Substituiu-o na Câmara o suplente José Ulisses.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1991-1995); Estado de S. Paulo (16/5/94); Folha de S. Paulo (1/10/93); Perfil parlamentar/IstoÉ.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados