JOSE DE PONTES VIEIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: VIEIRA, Pontes
Nome Completo: JOSE DE PONTES VIEIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
VIEIRA, PONTES

VIEIRA, Pontes

*dep. fed. PE 1951-1959.

 

José de Pontes Vieira nasceu em Caruaru (PE) no dia 10 de setembro de 1915, filho de Antônio José Vieira e de Inês de Pontes Vieira.

Realizou seus estudos primários e secundários no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, até 1930. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife em 1936.

Advogado, ingressou no quadro fiscal do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC). Foi chefe dos serviços de Fiscalização e da Divisão de Fiscalização e Arrecadação da Delegacia do Distrito Federal, advogado de Sindicato dos Vendedores Pracistas do Rio de Janeiro e, posteriormente, oficial-de-gabinete do ministro da Agricultura, Apolônio Sales.

No pleito de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal pelo estado de Pernambuco, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte. Reeleito na mesma legenda em outubro de 1954, a partir de julho de 1956 foi vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados. Nas eleições de outubro de 1958 foi eleito suplente de deputado federal pela Frente Democrática Pernambucana, coligação eleitoral que reunia o PSD, o Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Republicano Trabalhista (PRT), o Partido Social Trabalhista (PST) e o Partido Libertador (PL). Deixou a Câmara em janeiro do ano seguinte, não chegando a assumir nova cadeira.

Colaborou nos jornais Diário de Pernambuco e Diário da Manhã, também pernambucano, e manteve uma seção diária intitulada “Justiça do Trabalho e Previdência Social” na imprensa carioca.

Foi também procurador do Instituto de Administração Financeira da Previdência Social.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 2 de fevereiro de 1990.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CISNEIROS, A. Parlamentares; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; Jornal do Brasil (6/2/90); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2, 3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados