JOSE HENRIQUE CARNEIRO DE LOIOLA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOIOLA, Henrique
Nome Completo: JOSE HENRIQUE CARNEIRO DE LOIOLA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOIOLA, HENRIQUE

LOYOLA, Henrique

*sen. SC 1996, 2000.

 

José Henrique Carneiro de Loyola nasceu em Joinville (SC) no dia 12 de outubro de 1932, filho de Lauro Carneiro de Loyola e de Regina Duat de Loyola.

Formou-se em economia, em novembro de 1962, na Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, em Curitiba.

Empresário e representante de classe, fundou diversas empresas nas áreas de seguro, mercado de capitais, processamento de dados, hotelaria, turismo, representações comerciais, assessoria e planejamento.

Em 1964 passou a dirigir a Companhia Fabril Lepper de Joinville e desde 1972 responde pela Fiação São Bento, em São Bento do Sul. Em 1979, ajudou a fundar a JHCL — Administradora de Bens Ltda., tornando-se sócio-gerente da empresa.

 Em 1987, assumiu a presidência do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul. Nomeado, em 1989, secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Santa Catarina pelo então governador Pedro Ivo Campos, integrou entre 1990 e 1991 o conselho de administração do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Neste último ano, já sob a gestão de Casildo Maldaner, afastou-se da secretaria.

Após deixar o cargo, retomou suas atividades como líder empresarial, presidindo desde este ano a Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ). Frente a esta agremiação instituiu a Fundação Empreender, órgão da ACIJ para treinamento e perenização da competência empresarial. Em 1993, deixou a presidência da ACIJ e passou a integrar o Conselho Consultivo Empresarial de Competitividade (Consec) — vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo — onde permaneceu até 1995.

Em 1994, tornou-se vice-presidente da Federação Industrial do Estado de Santa Catarina (FIESC). Primeiro suplente do senador Casildo Maldaner, eleito em outubro deste ano, na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), assumiu o mandato em 29 de agosto de 1996, em virtude do afastamento do titular para participar da campanha política para as eleições municipais. Em outubro deste ano concorreu à vaga de vice-prefeito de Joinville na legenda do PMDB encabeçada pelo ex-deputado Luís Henrique da Silveira, tendo sido esta chapa vitoriosa. Deixou o Senado em 28 dezembro deste ano, retomando suas atividades de representante da classe empresarial.

Tomou posse como vice-prefeito de Joinville em janeiro de 1997. Em 1998, deixou a presidência do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul. Atualmente, além de atuar em suas empresas e na prefeitura também foi vice-presidente da ACIJ e delegado do PMDB-SC na Convenção Nacional deste partido.

Em agosto de 2000, reassumiu a cadeira no Senado na vaga de Casildo Maldaner (PMDB). Deixou o exercício do mandato de senador em outubro desse mesmo ano e retomou suas atividades empresariais.

Foi ainda presidente e vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville e da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina.

Casou-se com Helga de Loyola, com quem teve duas filhas.

 

 

FONTES: Globo (30/8/96); INF. BIOG.; SENADO. Dados biográficos (1826-1996); Agência Senado (18/08/2000)

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados