JOSE SANTOS DE SALDANHA DA GAMA

Nome Completo: JOSE SANTOS DE SALDANHA DA GAMA

GAMA, SALDANHA DA

GAMA, Saldanha da

*militar; min. STM 1965-1968.

José Santos de Saldanha da Gama nasceu em Cataguases (MG) no dia 8 de janeiro de 1906. Era sobrinho-neto do almirante Luís Filipe Saldanha da Gama, que se destacou na Guerra do Paraguai e foi um dos líderes da Revolta da Armada em 1893.

Sentou praça na Marinha em 1923, sendo promovido a segundo-tenente em setembro de 1927, a primeiro-tenente em outubro de 1929, a capitão-tenente em novembro de 1932 e a capitão-de-corveta em dezembro de 1942.

Durante a Segunda Guerra Mundial, participou de diversas missões bélicas da Marinha brasileira. Fez os cursos de hidrografia e navegação e da Escola de Guerra Naval.

Capitão-de-fragata em dezembro de 1947, capitão-de-mar-e-guerra em março de 1953, contra-almirante em janeiro de 1959 e vice-almirante em abril de 1962, dedicou-se a trabalhos de levantamento hidrográfico no litoral brasileiro, comandando os navios hidrográficos Lahmeyer e Rio Branco e tendo sido um dos criadores e mais tarde presidente da Fundação de Estudos do Mar.

Comandou também o grupo de caça-submarinos de Natal, as corvetas Henrique Dias e Cananéia, o contratorpedeiro Bertioga, e, durante o Ano Geofísico Internacional, o navio oceanográfico Almirante Saldanha.

Instrutor da Escola de Guerra Naval, comandante do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, além de secretário-geral da Marinha, foi duas vezes presidente do Clube Naval, até renunciar ao cargo em dezembro de 1967. Foi ainda presidente da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos.

Em 1965 foi promovido a almirante-de-esquadra e em novembro desse ano nomeado ministro do Superior Tribunal Militar (STM), cargo que ocupou até falecer, no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1968.

FONTES: CORRESP. SUP. TRIB. MILITAR; Grande encic. Delta; Jornal do Comércio, Rio (7/68); MIN. MAR. Almanaque (1965).