LEOBERTO LEAL LAUS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEAL, Leoberto
Nome Completo: LEOBERTO LEAL LAUS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LEAL, LEOBERTO

LEAL, Leoberto

*dep. fed. SC 1951-1958.

 

Leoberto Leal Laus nasceu em Tijucas (SC) no dia 4 de julho de 1912, filho de Miguel Silva Leal e de Isaura Laus Leal.

Fez os estudos primários em Lajes e após completar, em 1931, o curso ginasial no Ginásio Catarinense, em Florianópolis, transferiu-se para o Paraná, onde cursou a Faculdade de Direito do estado. Concluiu seus estudos jurídicos na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em 1936.

Advogado em seu estado natal, atuou nos foros de Florianópolis e de Joaçaba (SC). Filiando-se ao Partido Social Democrático (PSD), durante o governo de Aderbal Ramos (1947-1951) exerceu as funções de presidente da Comissão Estadual de Preços e de secretário de Viação e Obras Públicas, tendo dado na época especial atenção ao serviço de beneficiamento do leite de Florianópolis. Advogado e consultor jurídico do Juizado de Menores, foi também membro do Conselho Penitenciário de Santa Catarina.

Elegeu-se deputado federal por Santa Catarina na legenda do PSD no pleito de outubro de 1950, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Nesse ano apresentou à Câmara projeto relativo à criação do Plano Nacional do Trigo e conseguiu ao longo do mandato auxílio federal para diversas obras realizadas em Santa Catarina. Durante esse período, manteve ainda concorrido escritório de advocacia no Rio de Janeiro, ao qual recorriam os catarinenses em trânsito pela cidade.

Reeleito em outubro de 1954 na legenda da Aliança Social Trabalhista, coligação formada pelo PSD e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), desfrutou de grande prestígio junto ao presidente Juscelino Kubitschek, que o designou para diversas comissões no exterior. Foi também vice-líder da maioria na Câmara dos Deputados a partir de julho do mesmo ano.

Faleceu em Curitiba no dia 16 de junho de 1958, em pleno exercício do mandato, vítima de um acidente aéreo no qual também pereceram o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o senador e ex-presidente da República, Nereu Ramos.

Era casado com Ivone Bruggeman Leal, com quem teve uma filha.

 

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. SC. Dicionário político.; CABRAL, O. Era; CABRAL, O. História; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos deputados; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CISNEIROS, A. Parlamentares; RICHARD NETO, G. Homens; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1951-1955 e 1955-1959).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados