LEOMIL, JOSE DE CARVALHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LEOMIL, José de Carvalho
Nome Completo: LEOMIL, JOSE DE CARVALHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LEOMIL, JOSÉ DE CARVALHO

LEOMIL, José de Carvalho

*const. 1946; dep. fed. RJ 1946-1951.

 

José de Carvalho Leomil nasceu em Niterói no dia 2 de abril de 1909, filho de José Bonifácio Godfray Leomil e de Evangelina de Carvalho Leomil.

Estudou no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal e bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro em 1932. Durante sete anos, foi funcionário da Biblioteca Municipal de Niterói. Como advogado, tornou-se membro efetivo do Instituto dos Advogados Fluminenses e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Rio de Janeiro.

Depois da Revolução de 1930, ingressou no Partido Republicano Fluminense (PRF), pelo qual candidatou-se à Assembléia Constituinte estadual no pleito de outubro de 1934, quando obteve a primeira suplência da legenda. Assumiu o mandato com a indicação do deputado Arnaldo Tavares para o Tribunal de Contas do Estado.

No pleito de dezembro de 1945, elegeu-se deputado pelo estado do Rio à Assembléia Nacional Constituinte na legenda da União Democrática Nacional (UDN). Assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos constituintes, e, com a promulgação da nova Carta (18/9/1946), exerceu o mandato ordinário, participando da Comissão Permanente de Indústria e Comércio da Câmara. No pleito de outubro de 1950, elegeu-se oitavo suplente de deputado federal pelo Rio de Janeiro, sempre na legenda da UDN. Deixando a Câmara em janeiro do ano seguinte, a ela não mais retornou, embora tenha sido eleito ainda uma vez, no pleito de outubro de 1954, suplente de deputado federal na mesma legenda.

Em 1º janeiro de 1955, nomeado pelo governador Ernâni Amaral Peixoto (1951-1955), assumiu o cargo de primeiro defensor público do estado do Rio de Janeiro, do qual se aposentou em janeiro de 1963.

José Leomil faleceu em Niterói no dia 12 de julho de 1969.

Era casado com Juraci de Oliveira Leomil, com quem teve dois filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; Diário do Congresso Nacional; Grande encic. Delta; INF. FAM.; SILVA, G. Constituinte.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados