LUIS DE PAULA FERREIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PAULA, Luís de
Nome Completo: LUIS DE PAULA FERREIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PAULA, Luís de

PAULA, Luís de

*  dep. fed.  MG 1967-1971.

 

Luís de Paula Ferreira nasceu em Várzea de Palma (MG) no dia 27 de junho de 1917, filho do tropeiro e comerciante Joaquim de Paula Ferreira e de Emília Xavier de Mendonça de Paula.

Fez o curso de contador no Instituto Norte Mineiro de Educação em Montes Claros (MG), vindo depois pa­ra o Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Em 1952, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Fluminense de Direito, em Niterói.

Fazendeiro e industrial, foi diretor de im­plantação da Frigonorte de Minas S.A. e diretor da Companhia Regional de Veículos e Acessórios (Crevac).

Iniciou sua carreira política em outubro de 1962 ao eleger-se vice-prefeito de Montes Claros na chapa do Partido Social Democrático (PSD) encabeçada por Pedro Santos, sendo empossado no cargo em  janeiro do ano seguinte.

Com a decretação do Ato Institucional n0 2 (AI2) em outubro de 1965 e a instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio regime militar instalado no país em abril de 1964. Pela legenda arenista, ele­geu-se depu­tado federal por Minas Gerais no pleito de novembro de 1966, assu­mindo o mandato em fevereiro do ano seguinte.  No pleito de novembro de 1970, novamente pela Arena, ele­geu-se suplente de deputado federal por seu estado, mas, encerrando o primeiro mandato em janeiro de 1971, não mais voltou à Câmara dos Deputados.

Afastado da vida política, dedicou-se exclusivamente à área empresarial. Em 1975, fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), da qual se tornou diretor-­presidente. Foi também diretor da Empresa Constru­tora Norte de Minas (Econorte), da Algodoeira Luís de Paula S.A., da Companhia Telefônica de Montes Claros e da Pou­panças e Participações Ltda (Poupar).  Fun­dador e diretor da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, foi também vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Integrou ainda o Sindicato dos Contabilistas de Minas Gerais e o Sindicato Rural de Montes Claros, onde tam­bém exerceu o magistério e criou a Fundação Educacional Luís de Paula, voltada para o ensino superior no norte de Minas.

Casou-se com Isabel Rebelo de Paula, de quem teve cinco filhos.

 

FONTES:  ASSEMB. LEGISL.MG. Dicionário biográfico; CÂM.  DEP.  Deputados; CÂM. DEP.  Deputados brasileiros.  Repertório (1967-1971); INF. BIOG.;  Rev.  Arq.  Públ.  Mineiro (l2/76); TRIB.  SUP.  ELEIT.  Dados (9); Who’s who in Brazil (5).

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados