LUIS INACIO ROMEIRO DE ANHAIA MELO

Nome Completo: LUIS INACIO ROMEIRO DE ANHAIA MELO

MELO, LUÍS DE ANHAIA

MELO, Luís de Anhaia

*pref. São Paulo 1930-1931.

Luís Inácio Romeiro de Anhaia Melo nasceu na cidade de São Paulo no dia 23 de agosto de 1891, filho de Luís Anhaia de Melo, fundador da Escola Politécnica de São Paulo e um dos pioneiros da indústria têxtil paulista.

Estudou humanidades no Colégio São Luís, em Itu (SP), ingressando em seguida na Escola Politécnica de São Paulo, pela qual se diplomou engenheiro-arquiteto.

Após a Revolução de Outubro de 1930, foi nomeado em dezembro desse ano prefeito da cidade de São Paulo em substituição a José Joaquim Cardoso de Melo Neto. Exerceu o cargo até 1931, quando foi substituído por Henrique Guedes. Com o advento do Estado Novo (1937-1945), foi nomeado, ainda em 1937, pelo interventor Fernando Costa, secretário de Viação e Obras Públicas de seu estado, tendo ocupado o cargo até dezembro de 1943.

Autor da primeira lei municipal de contenção do aproveitamento dos terrenos urbanos em 1957, foi também presidente da Sociedade Amigos da Cidade, fundada para estudar a urbanização de São Paulo. Foi catedrático de estética, composição e urbanismo da Escola Politécnica de São Paulo, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), diretor da Companhia Iniciadora Predial, presidente do Instituto de Engenharia e membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Faleceu na cidade de São Paulo no dia 16 de janeiro de 1974.

Foi casado com Melanie Novais de Anhaia Melo, com quem teve seis filhos.

Ensaísta, esteta e urbanista, publicou Problemas do urbanismo (1928), O recreio ativo e organizado das cidades modernas (1929), Bases para a resolução do problema técnico (1929) e O transporte coletivo em São Paulo.

FONTES: ARAÚJO, A. Chefes; Encic. Mirador; Estado de S. Paulo (17 e 27/1/74); Grande encic. portuguesa; LEITE, A. História; MELO, L. Dic.